Aplicativo

ByteDance, dona do TikTok, crê que China aprovará acordo com Oracle

18 set 2020, 8:33 - atualizado em 18 set 2020, 8:33
Segundo a proposta, a ByteDance ficaria com a maior parte do TikTok, enquanto Oracle, Walmart e investidores de capital de risco teriam participações minoritárias (Imagem: Unsplash/@konkarampelas)

A ByteDance, que controla o TikTok, está mais confiante de que sua planejada parceria com a Oracle será aprovada por reguladores na China, um passo importante no conflito político em torno do popular aplicativo de vídeo, disseram pessoas com conhecimento do assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora o governo de Pequim tenha afirmado seu direito de bloquear a venda de tecnologias estratégicas, é provável que dê luz verde a um acordo, desde que não envolva a transferência dos algoritmos de inteligência artificial usados no serviço do TikTok, disseram as pessoas, que falaram sob anonimato.

O acordo poderia ser aprovado mesmo que a ByteDance ceda o controle majoritário do TikTok, disseram.

A ByteDance fechou um acordo com a Oracle e, posteriormente, fez revisões apresentadas ao Departamento do Tesouro dos EUA com o objetivo de abordar questões de segurança nacional dos EUA, informou a Bloomberg na quinta-feira.

Segundo a proposta, a ByteDance ficaria com a maior parte do TikTok, enquanto Oracle, Walmart e investidores de capital de risco teriam participações minoritárias de uma nova empresa com objetivo de realizar uma oferta pública inicial em cerca de um ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas o presidente dos EUA, Donald Trump, tem a palavra final e já disse que não quer a ByteDance com o controle majoritário.

Não está claro se o fundador da ByteDance, Zhang Yiming, abrirá mão do controle do aplicativo que se tornou um forte concorrente do Google e do Facebook. Mas a postura do governo de Pequim lhe dá essa opção – desde que mantenha um controle rígido sobre a tecnologia básica do serviço.

“A parte mais preocupante para o governo chinês tem sido o algoritmo, que é o ativo mais valioso para o TikTok”, disse Yik Chan Chin, que pesquisa mídia global e políticas de comunicação na Universidade Xi’an Jiaotong-Liverpool, em Suzhou. Se a nova proposta for aprovada por Trump, “não podemos dizer que Pequim venceu, mas definitivamente perdeu menos”.

Donald Trump EUA
O presidente dos EUA, Donald Trump, tem a palavra final e já disse que não quer a ByteDance com o controle majoritário (Imagem: Reuters/Tom Brenner)

Em um sinal de que o negócio pode dar certo, o secretário de Estado dos EUA, Michael Pompeo, que mostrava muitas reservas sobre o acordo, suavizou sua oposição e disse isso a Trump na quarta-feira, de acordo com duas pessoas a par do assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O plano revisado com o Tesouro prevê que o novo TikTok tenha sede nos Estados Unidos com um conselho independente, aprovado pelo governo dos Estados Unidos e formado inteiramente por cidadãos americanos.

O conselho incluiria um comitê de segurança nacional – liderado por um especialista em segurança de dados americano que seria o principal contato com o Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos – que supervisionaria quaisquer questões de interesse do governo de Washington.

Representantes da ByteDance não quiseram comentar. Na mais recente declaração à mídia chinesa, a ByteDance disse que um acordo final precisa da aprovação de reguladores chineses e americanos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar