BusinessTimes

Cade inicia investigação contra BRF e JBS após comentários em fórum econômico

30 jan 2020, 18:53 - atualizado em 31 jan 2020, 9:48
Cade
A decisão de instaurar o procedimento preparatório de inquérito administrativo foi tomada pelo superintendente-geral do Cade (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu no final da tarde desta quinta-feira uma investigação para apurar a suspeita que BRF (BRFS3) e JBS (JBSS3) estariam formando um cartel no mercado de aves e suínos no país.

A decisão de instaurar o procedimento preparatório de inquérito administrativo foi tomada pelo superintendente-geral do Cade, Alexandre Cordeiro Macedo, às 17h40, segundo documento obtido pela Reuters.

No despacho, Macedo cita reportagem do jornal Valor Econômico no qual cita um debate realizado na cidade de São Paulo na véspera em que dirigentes da JBS e da BRF falaram que, para compensar a alta dos preços do milho no país, as duas empresas iriam repassar a alta da commodity para seus produtos.

O debate ocorreu em um fórum de investimentos latino-americanos aberto à imprensa e promovido pelo Credit Suisse.

Na ocasião, os executivos das duas empresas comentaram uma série de assuntos, incluindo impactos do surto de coronavírus na China sobre as exportações brasileiras de carne.

Na ocasião, o presidente-executivo da JBS, Gilberto Tomazoni, afirmou que os preços do milho no Brasil subiram muito e que passaram a pesar sobre os custos. Segundo ele, a alta no Brasil da commodity usada na alimentação dos animais deve-se a motivos que incluem demanda de exportação forte e uso doméstico para etanol.

Posicionamento: 

A BRF se posicionou nesta sexta-feira (31) por meio de nota e informa que não foi notificada pelo CADE.

“A BRF atua de forma ética e íntegra em todos os seus negócios, tendo segurança em afirmar que age de acordo com as regras concorrenciais. A Companhia não foi notificada sobre qualquer investigação, mas informa que permanece à disposição das autoridades para todos os esclarecimentos que se façam necessários”.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.