AgroTimes

Café fica cada vez mais caro e bate no pico de 10 anos por desabastecimento global

23 nov 2021, 16:11 - atualizado em 23 nov 2021, 16:11
Café
Prepare o bolso, pois a próxima safra cafeeira vai ser apenas menos ruim (Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil)

No dia 19, o café arábica flertou com máximas de 10 anos na bolsa de commodities de Nova York. Nesta terça (23) o ativo conseguiu e fechou em 242,05 cents de dólar por libra-peso, arrastando uma alta acima de 4%.

Ontem, houve um intervalo para realização de lucros, mas a sequência de valorização recorde parece que tem mais fôlego pela frente tomando a situação do Brasil como o maior provedor global, além de outros atores com entregas menores.

Sobre a quebra da safra colhida este ano no Brasil, em torno dos 19% a 20%, para chegar aos 56 milhões de sacas, segundo algumas análises conhecidas (a Conab já havia falado em até 48 milhões/sc), paira agora dúvidas sobre a recuperação da próxima campanha.

As chuvas voltaram a ficar irregulares no cinturão cafeeiro mineiro e lança temores sobre a qualidade da florada, período crucial, neste momento, para determinar o volume.

Na mesma época de 2020, o cenário de seca nos meses anteriores já deixava a marca na florada. Depois o verão não foi dos melhores, a estiagem veio mais cedo, e as geadas completaram o estrago.

Se já seria difícil que houvesse reequilíbrio, mesmo sendo um período positivo da bienalidade da cultura – altera uma safra boa, outra menor -, agora se coloca as projeções ficam mais tímidas. A partir de fevereiro a situação ficará mais cristalizada.

Na ponta da demanda global, as expectativas são melhores, mesmo ao ritmo de um novo alerta de surto da covid-19.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar