AgroTimes

Café: produtor de Espera Feliz vence concurso de qualidade de Minas Gerais

13 dez 2021, 8:25 - atualizado em 13 dez 2021, 8:25
Café
Os cafés foram avaliados por especialistas em cafés especiais, de acordo com a metodologia da SCA (Imagem: Reuters/Jorge Silva)

O produtor Diogo Amorim, de Espera Feliz, tem o melhor café de Minas Gerais, segundo o resultado do 18º Concurso de Qualidade dos Cafés, promovido pela Emater-MG e pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado (Seapa), divulgado na sexta-feira (10).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A amostra de Amorim atingiu a maior nota do concurso. O café produzido por ele obteve 92,50 pontos (de um total de 100), na metodologia da Associação norte-americana de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês).

Ele foi o primeiro colocado na região Matas de Minas, na categoria Café Natural. “Essa vitória é uma experiência muito boa e espero que seja a primeira de muitas conquistas”, disse ele, conforme comunicado da Emater-MG.

Neste ano, o Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais recebeu a inscrição de 1.557 amostras, a maior parte pertencentes a agricultores familiares.

Os cafés foram avaliados por especialistas em cafés especiais, de acordo com a metodologia da SCA. Todos os finalistas receberam nota acima de 84 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na cerimônia, realizada na sexta-feira passada (10), também foram conhecidos os primeiros colocados de cada região produtora de café (Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado e Chapada de Minas), nas duas categorias do concurso: Café Natural e Café Cereja Descascado/Desmucilado ou Despolpado.

Ainda na região das Matas de Minas, o produtor Ademir Abreu Lacerda, também de Espera Feliz, foi o primeiro colocado na categoria Café Cereja Descascado/Desmucilado ou Despolpado.

A produtora Patrícia Roza Emerick ficou com o prêmio “Mulher Destaque” por ser a cafeicultora a atingir a melhor pontuação (90,125 pontos) entre as mulheres participantes. Ela produz café no município do Alto Jequitibá.

A liderança da região Cerrado Mineiro ficou com Edu Leandro Melo, de Pratinha, na categoria Café Natural, e Ricardo Souza Guimarães, da Serra do Salitre, na categoria Café Cereja Descascado/Desmucilado ou Despolpado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Sul de Minas, quem figurou nos primeiros lugares foram Pedro Ferreira Rezende Brás, de Vargem Bonita, na categoria Natural, e Flávio Roberto Carvalho Ferraz, de Dom Viçoso, na categoria Cereja Descascado.

Já a região da Chapada de Minas teve como campeões a Ecoagricola Café Ltda., de Francisco Dumont, na categoria Natural, e Rodrigo Montesanto Pereira Leite, de Minas Novas, na categoria Café Cereja Descascado/Desmucilado ou Despolpado.

A rede de supermercados Verdemar vai adquirir os cafés com a melhor pontuação no concurso por valores acima das cotações do mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
estadao.conteudo@moneytimes.com.br
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar