Coluna
Coluna do Caio Mesquita

Caio Mesquita: Sobre o tempo

04 out 2025, 15:49 - atualizado em 04 out 2025, 15:49
caio mesquita
(Imagem: Divulgação/Empiricus)

“After meeting our basic needs as creatures, we enter into the human universe of desire. And knowing what to want is much harder than knowing what to need.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa frase do autor Luke Burgis tem me acompanhado nos últimos dias. Li no ótimo blog do Morgan Housel, em um texto que chama atenção para o seu novo livro, “The Art of Spending Money”.

O tempo, com sua marcha silenciosa, muda os contornos da vida, altera as nossas ambições, testa a fibra das nossas convicções. Ele não nos pergunta se estamos prontos. Apenas segue adiante, e nós aprendemos a segui-lo também.

Em outubro, o David, meu caçula, completa 10 anos. É impossível não pensar na velocidade desse relógio. Parece que foi ontem que ele corria de fralda pela sala. O bebê virou menino. O tempo transformou. Mas a essência permaneceu: a curiosidade, a alegria, a vontade de explorar o mundo.

A Empiricus também tem a sua própria linha do tempo. Em 2009, começamos numa casa emprestada na Rua Sarita Cyrilo, em São Paulo. Um lugar simples, mas cheio de ambição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo depois, um pequeno conjunto comercial na Rua Iguatemi nos abrigou no momento em que o negócio se expandia velozmente, à medida que as pessoas começavam a enxergar o valor do research independente.

Em 2015, conquistamos um andar inteiro na Joaquim Floriano. Já em 2017, demos um passo ousado e nos instalamos no Pátio Malzoni, endereço da elite financeira do País.

Cada mudança foi mais do que mudança de endereço. Foi mudança de fase. E então veio 2021: numa grande coincidência, ou não, a Empiricus foi adquirida pelo BTG Pactual, nossos vizinhos de prédio.

A venda de sua empresa é o ápice da trajetória de um empreendedor. Com o negócio, passei a ser executivo, e também sócio do maior banco de investimentos da América Latina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa necessária metamorfose exigiu adaptação e maturidade, mas também confirmou algo essencial: a força da ideia que nos move desde o início.

Agora, depois de oito anos e meio no Pátio Malzoni, mudamos novamente. Atravessamos a Faria Lima para nos juntar às demais unidades do que se chamava BTG Digital, o braço de pessoa física do Banco.

Mais próximos, mais integrados, mas sem abrir mão daquilo que nos define: a convicção de levar as melhores ideias de investimento para a pessoa física brasileira, de forma independente.

O tempo é implacável. Ele leva e traz. Leva as certezas fáceis da juventude, traz a serenidade de quem já testou suas teses no mundo real. Leva a ousadia inconsequente da startup, traz a solidez de uma instituição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas também confirma o que nunca muda. Nos filhos, a curiosidade. Na Empiricus, a coragem de defender ideias contra a corrente. O tempo nos obriga a mudar de casa, de papel, de ambição. Mas a essência, essa permanece.

No fim, talvez seja esse o maior presente do tempo: mostrar que aquilo que resiste às suas transformações é o que realmente importa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Sócio-fundador e CEO da Empiricus
É administrador pela FGVUSP e possui MBA pela Columbia University de Nova York. Foi professor de Mercado de Capitais no IBMEC São Paulo. Trabalhou no Bank Boston e foi diretor de mercado de capitais no Banco Paribas e Banco Brascan. Antes de fundar a Empiricus, foi fundador e sócio-diretor da rede de restaurantes Wraps/Gofresh.
CaioMesquita@moneytimes.com.br
É administrador pela FGVUSP e possui MBA pela Columbia University de Nova York. Foi professor de Mercado de Capitais no IBMEC São Paulo. Trabalhou no Bank Boston e foi diretor de mercado de capitais no Banco Paribas e Banco Brascan. Antes de fundar a Empiricus, foi fundador e sócio-diretor da rede de restaurantes Wraps/Gofresh.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar