Política

Câmara aprova, em 1º turno, texto-base da reforma tributária por 382 votos a favor e 118 contra

06 jul 2023, 21:51 - atualizado em 06 jul 2023, 21:54
Arthur Lira, Câmara, Reforma tributária
Câmara aprova, em primeiro turno, reforma tributária por X votos (Imagem: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (6), em primeiro turno, por 382 votos a favor e 118 contra, o texto-base da Proposta de Emenda Constitucional da reforma tributária (PEC 45/2019). O segundo turno da votação deve ocorrer nas próximas horas.

O relator da matéria, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), afirma que a proposta prevê um sistema tributário orientado pelos princípios da simplicidade, transparência, justiça tributária e defesa do meio ambiente. O tema da reforma tributária é discutido pelo Congresso desde 1995.

Em linhas gerais, a proposta aprovada pelos deputados prevê a substituição gradual de impostos federais e estaduais por um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual. Com isso, cinco tributos diferentes serão eliminados: IPI (federal), PIS (federal), Cofins (federal), ICMS (estadual) e ISS (municipal).

Mudanças de últimas hora

Para viabilizar a aprovação do texto, o relator da PEC fez alterações nas regras de composição do Conselho Federativo, a entidade que vai administrar os recursos do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e que vinha sendo alvo de disputa entre os Estados.

“Importante aperfeiçoamento foi feito em novas regras de composição e de deliberação do Conselho Federativo”, disse Aguinaldo durante a sessão deliberativa.

Além disso, o relator da proposta de reforma tributária anunciou redução da alíquota do imposto único a ser cobrado de produtos de setores favorecidos como saúde, educação, transporte e agronegócio.

Pelo novo parecer, que foi apresentado no plenário da Câmara antes do início esperado da votação da proposta nesta noite, a alíquota corresponderá a 40% do valor cobrado dos produtos em geral, ante 50% na versão anterior.

Veja a proposta da reforma tributária na íntegra:

Com informações de Reuters

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
zeca.ferreira@moneytimes.com.br
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual — toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar