Política

Câmara aprova MP que autoriza atuação do setor privado em mineração nuclear

01 dez 2022, 20:48 - atualizado em 01 dez 2022, 20:48
cartórios
A MP mantém, no entanto, o monopólio da atividade nas Indústrias Nucleares do Brasil (INB), como já é previsto na Constituição (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira medida provisória que autoriza a participação da iniciativa privada na pesquisa e lavra de minérios nucleares, informou a Agência Câmara de Notícias.

A MP mantém, no entanto, o monopólio da atividade nas Indústrias Nucleares do Brasil (INB), como já é previsto na Constituição.

Ainda de acordo com a Agência Câmara, o governo defendia que as parcerias ocorressem somente na pesquisa e lavra de minérios, mas o texto aprovado pelos deputados permite que empresas possam executar atividades como o tratamento dos minérios nucleares, desenvolvimento de tecnologias para o aproveitamento de minérios nucleares, enriquecimento, produção e comércio de materiais nucleares.

A MP, que agora segue ao Senado, também reformula o Fundo Nacional de Mineração (Funam), além de autorizar a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBpar) a assumir o controle da INB por meio da transferência de ações da União na INB para o capital social da ENBPar.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar