Política

Câmara: Comissão aprova proposta que permite a consumidor saber sobre subsídios

02 set 2019, 16:42 - atualizado em 02 set 2019, 16:44
Mauro Nazif
Mauro Nazif, relator do projeto (Imagem: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou proposta que prevê a divulgação de subsídios e encargos praticados nas tarifas públicas, como as de água e energia elétrica (PL 8451/2017). O texto, do Senado Federal, insere os dispositivos na Lei Geral das Concessões (Lei 8.987/1995).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O relator na comissão, deputado Mauro Nazif (PSB-RO), recomendou a aprovação da proposta. Ele argumentou que a proposição assegura a publicidade de dados que não ficam claros para o cidadão.

“Quando o usuário paga uma conta de energia elétrica, o valor cobrado não contempla apenas o seu próprio consumo de energia. Muitas vezes, ele está pagando também uma fração do desconto (subsídio) concedido a outros consumidores, como aqueles de baixa renda ou os que recebem estímulos para desenvolver atividades econômicas”, explicou Nazif.

Consulta na internet

Conforme o projeto, o público deverá ter a oportunidade de consultar, via internet, dados de beneficiários de descontos tarifários e encargos setoriais, sejam eles cidadãos ou empresas.

A publicidade desses dados na internet deve envolver a divulgação de nome ou razão social; número de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ); e a vantagem financeira recebida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Antes, o texto foi aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar