Política

Câmara debate educação domiciliar na primeira infância

08 abr 2021, 18:29 - atualizado em 08 abr 2021, 18:29
Home Schooling Educação EAD Crianças
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3179/12, do deputado Lincoln Portela (PL-MG), que possibilita que a educação básica (Imagem: Reuters/Lindsey Wasson)

O Departamento de Comissões (Decom) da Câmara dos Deputados realizará audiência pública nesta sexta-feira (9) para discutir a educação domiciliar (ou homeschooling, em inglês) na primeira infância.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Brasil, esse modelo de ensino, ministrado em casa por pais ou professores particulares e sem a tutela da escola, não é permitido. O governo federal, no entanto, anunciou a intenção de legalizar a prática ainda neste ano.

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3179/12, do deputado Lincoln Portela (PL-MG), que possibilita que a educação básica seja oferecida em casa sob responsabilidade dos pais ou tutores legais. Conforme a proposta, o poder público deverá fazer a supervisão e a avaliação periódica da aprendizagem. Na visão de Portela, é preciso respeitar o direito de famílias que optam por educar os filhos longe da escola.

Críticos do homescholling, por sua vez, apontam preocupação com a qualidade do aprendizado e a falta de visões de mundo diferentes que o convívio escolar pode proporcionar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Convidados

Foram convidados para a discussão:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • a vice-presidente da Associação de Famílias Educadoras do Distrito Federal, Edilaine Alberton Lima;
  • o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício José Silva Cunha;
  • a gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Beatriz Abuchaim;
  • a diretora-presidente do Instituto Liberta, Luciana Temer; e
  • os coordenadores de Relações Governamentais; e de Educação do Instituto Alana, Renato Godoy e Raquel Franzim, respectivamente.

A reunião será realizada no plenário 5, às 10 horas.

Compartilhar

agencia.camara@moneytimes.com.br