Forças Armadas

Câmara dos Deputados aprova acordo com Angola na área de defesa

12 mar 2020, 11:48 - atualizado em 12 mar 2020, 11:48
Está prevista a formação de quadros e pessoal técnico-militar e o intercâmbio de instrutores e estudantes (Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil)

O Plenário aprovou nesta quinta-feira (12) os termos de acordo firmado na área de defesa entre o Brasil e a República de Angola (PDC 1156/18). Assinado em junho de 2010, em Brasília, o acordo prevê a cooperação das Forças Armadas dos dois países em assuntos técnico-militares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A cooperação, segundo o texto que segue para a análise do Senado, poderá ocorrer por meio de visitas mútuas de delegações dos dois países a entidades civis e militares e por meio da implementação e do desenvolvimento de programas e projetos de aplicação de tecnologia de defesa.

Está prevista ainda a formação de quadros e pessoal técnico-militar e o intercâmbio de instrutores e estudantes, bem como exercícios militares conjuntos.

Responsabilidade civil

Entre  outros regramentos previstos no acordo está a indenização por qualquer dano causado a terceiros, por membros do Ministério da Defesa ou das Forças Armadas de um país, em função da execução de seus deveres oficiais.

A medida se aplica a perda ou dano a terceiros causada por imprudência, imperícia, negligência ou intencionalmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Propriedade Intelectual

Angola
O acordo com Angola terá validade por 5 anos (Imagem: Facebook/Governo de Angola)

Os países concordam ainda em proteger a propriedade intelectual de tecnologia colocada a sua disposição pela outra parte e se comprometem também com a proteção de informações sigilosas, segundo protocolo específico.

O acordo terá validade por 5 anos, podendo ser prorrogado automaticamente por períodos sucessivos de um ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar