Câmara homenageia Karl Marx em sessão solene

A Câmara dos Deputados promoveu nesta quarta- feira (6) sessão solene em homenagem ao bicentenário de Karl Marx, nascido no dia 05 de maio.
Em discurso lido no Plenário, o presidente da Casa, Rodrigo Maia, destacou a influência de Marx e disse que suas obras trouxeram contribuições nos campos da filosofia, história, política, economia e sociologia até hoje objeto de estudo e debate. “É fato inegável que seu pensamento continua a inspirar literatos e movimentos políticos e sociais em nossos dias” destacou.
O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que solicitou a sessão solene, afirmou que Karl Marx foi um dos principais pensadores de todos os tempos. Através de sua contribuição teórica e prática, Marx ajudou a desvendar a sociedade capitalista e forneceu incentivos para encontrar caminhos para a organização da classe trabalhadora. “Enquanto houver um grau de desigualdade de concentração brutal, o pensamento de Marx estará vivo, apontando caminhos e iluminando reflexões”, disse.
O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) afirmou ser contrário à realização da sessão solene e manifestou total repúdio à pessoa de Karl Marx. Bolsonaro citou o professor Orlando de Carvalho, segundo o qual o socialismo matou mais de 100 milhões de pessoas, causou acidentes e espalhou o terror, a miséria e a fome. “Os comunistas sabem trabalhar para dividir a riqueza dos outros, aquilo que colaboraram para que fosse construído. Então eu faço um apelo: não deixe o Marxismo crescer.”