Política

Câmara: projeto permite compra de bicicletas com isenção de IPI, Pis/Pasep e da Cofins

11 set 2020, 17:40 - atualizado em 11 set 2020, 17:40
Pompeo de Mattos
Pompeo de Mattos: bicicleta traz benefícios para a mobilidade e para a saúde (Imagem: Câmara dos Deputados/Divulgação)

O Projeto de Lei 4479/20 reduz a carga tributária incidente sobre a compra de bicicletas em todo o País. O texto, que tramita na Câmara dos Deputados, elimina, nessas operações, a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e das contribuições para o PIS/Pasep e para o financiamento da seguridade social (Cofins).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), autor do projeto, afirma que o objetivo é estimular o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo a automóveis e motocicletas. “Quem utiliza a bicicleta como transporte evita aglomerações em transportes públicos e contribui para reduzir a propagação de doenças virais, como a Covid-19”, justifica o autor.

Além de benefícios para a mobilidade e para a saúde, Mattos destaca também fatores ambientais e de renda. “A bicicleta contribui para a redução dos gases que causam o aquecimento global e não produz os insuportáveis ruídos causados por escapamentos, freios e motores de ônibus, carros e motocicletas”, diz. “No eixo renda, funciona como ferramenta de trabalho para milhares de brasileiros que promovem entregas de mercadorias nas compras por aplicativo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
agencia.camara@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar