Política

Câmara: relator do Plano Mansueto defende ajuda a estados sem contrapartida

23 mar 2020, 15:44 - atualizado em 23 mar 2020, 15:44
Pedro Paulo
Pedro Paulo: agora não é hora de falar de contrapartida (Imagem: Câmara dos Deputados/Luis Macedo)

O deputado Pedro Paulo (DEM-RJ) defendeu que a União ofereça ajuda aos estados sem contrapartidas para sanar os efeitos de perda de arrecadação causados com a crise do coronavírus. Pedro Paulo é relator do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PLP 149/19), que promove a recuperação fiscal de estados endividados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto também é conhecido como Plano Mansueto por ter sido apresentado pelo secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que poderia incluir a proposta na pauta do Plenário nas próximas semanas.

Em carta encaminhada ao presidente da República, Jair Bolsonaro, na quinta-feira (19), os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal pediram a aprovação imediata do Plano Mansueto.

Os estados também pedem recursos para custeio de ações na saúde pública; suspensão do pagamento de dívidas com a União por 12 meses; linhas de crédito do BNDES para saúde e investimentos em obras; e recursos livres para programas de auxílio econômico e novas operações de crédito.

Pedro Paulo disse que o relatório está quase pronto, mas afirmou que “agora não é hora de falar de contrapartida” de estados e municípios, como está proposto no plano. Para o deputado, as despesas precisam ser livres para as áreas de Saúde, Economia e Proteção Social. “Conter despesa obrigatória neste momento é quase que uma chantagem”, comparou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ele, seria mais fácil votar um projeto novo com suspensão das dívidas pelo mesmo período que durar a crise. Ele ainda avalia que apenas a suspensão do pagamento da dívida não vai adiantar para os estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás, que já suspenderam a cobrança das dívidas.

Pedro Paulo propõe um projeto de ajuda a fundo livre, ou de crédito subsidiado aos estados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
agencia.camara@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar