Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Campanha de Trump afetada por vírus enquanto Biden avança

05/10/2020 - 8:03
Donald Trump
Trump ainda domina as manchetes, mas pelos motivos errados – está no hospital para lutar contra um vírus que tentou apagar da história de sua presidência enquanto apelava aos eleitores por um segundo mandato (Imagem: REUTERS/Tom Brenner)

A corrida de Donald Trump pela reeleição à presidência dos Estados Unidos teve o próprio candidato, o gerente de campanha e a presidente do partido contagiados pela Covid-19.

Trump está com pouco dinheiro para a campanha, o democrata Joe Biden avança nas pesquisas e sua maior aposta para conquistar eleitores – os comícios que impulsionaram sua vitória em 2016 – agora é incerta no mês que antecede as eleições.

Trump ainda domina as manchetes, mas pelos motivos errados – está no hospital para lutar contra um vírus que tentou apagar da história de sua presidência enquanto apelava aos eleitores por um segundo mandato.

Agora, o coronavírus domina o debate em torno de Trump. Devido ao diagnóstico, Trump foi internado no Centro Médico Militar Nacional Walter Reed na sexta-feira, e o vírus continua a se propagar na Casa Branca, aparentemente devido à mesma indiferença às precauções básicas que o próprio Trump demonstrou durante meses.

Se Trump poderá participar dos dois debates presidenciais finais deste mês é uma questão em aberto, embora os eleitores tenham criticado seu desempenho no primeiro debate, quando interrompeu Biden tantas vezes que o ex-vice-presidente finalmente lhe disse para calar a boca.

A série de desastres políticos “certamente causa grande preocupação nas últimas semanas de uma campanha em que o presidente está atrás nas pesquisas e na arrecadação de fundos”, disse Ed Rollins, estrategista republicano que comanda o comitê de ação política pró-Trump Great America.

Sobre os líderes da campanha afetados pelo vírus, Rollins disse: “Esses são tomadores de decisão e, normalmente, a carga de trabalho só se intensifica para esses indivíduos nos últimos dias”.

Entre os contagiados estão os principais responsáveis por garantir a reeleição de Trump: o gerente de campanha, Bill Stepien; a presidente do Partido Republicano, Ronna McDaniel; sua assessora Hope Hicks; a esposa, Melania; seu coach de debates e ex-governador de Nova Jersey Chris Christie; e vários senadores que ajudarão a confirmar o nome de sua indicada à Suprema Corte, Amy Coney Barrett, antes de 3 de novembro.

“Certamente, não ajuda”, disse Chris Wilson, estrategista republicano que trabalhou na campanha presidencial de 2016 do senador Ted Cruz. “Supondo que todos tenham apenas sintomas leves a moderados, isso ainda atrasa as coisas e torna a campanha menos ágil e responsiva às notícias.”

‘Operação MAGA’

Trump procurou revigorar a campanha de reeleição com a “Operação MAGA”, um esforço para trazer representantes importantes como o vice-presidente Mike Pence, a família Trump e outros.

Alguns desses representantes falaram em programas no domingo em Washington e ofereceram uma perspectiva otimista da condição de saúde de Trump, enquanto médicos levantavam a possibilidade de o presidente sair do hospital na segunda-feira. Com a aprovação de sua equipe médica, de acordo com a Casa Branca, Trump saiu brevemente do hospital Walter Reed para acenar aos seguidores no domingo.

Donald Trump
Trump procurou revigorar a campanha de reeleição com a “Operação MAGA”, um esforço para trazer representantes importantes como o vice-presidente Mike Pence, a família Trump e outros (Imagem: REUTERS/Carlos Barria)

As pesquisas de opinião não partidárias mostram uma disputa acirrada em vários estados onde Trump venceu em 2016, incluindo Carolina do Norte e Geórgia. O ex-vice-presidente mostra ligeira vantagem em ambos, de acordo com uma média de pesquisas da RealClearPolitics.

Pence terá mais peso e uma agenda de campanha mais intensa para ajudar a preencher o vazio enquanto Trump está hospitalizado, assim como dois filhos do presidente, Donald Trump Jr. e Eric Trump, segundo informações da campanha.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 05/10/2020 - 8:03

Pela Web