Internacional

Canadá e EUA não chegam a acordo sobre novo Nafta

31 ago 2018, 19:47 - atualizado em 31 ago 2018, 19:47

O governo do México comemorou nesta sexta-feira o “passo adiante” dado com os Estados Unidos na renegociação do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), embora tenha reiterado que o Canadá deve fazer parte do acordo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O México participará da negociação dos temas trilaterais, por sua vez continuará impulsionando um acordo do qual o Canadá seja parte”, informaram em comunicado as secretarias de Relações Exteriores e de Economia do México.

O presidente americano, Donald Trump, notificou hoje formalmente ao Congresso sua intenção de assinar um acordo comercial com o México nos próximos 90 dias, ao qual poderia se somar o Canadá “se desejar”.

O governo mexicano definiu este gesto como “um passo adiante na formalização dos entendimentos alcançados entre México e EUA” a respeito do Nafta, após terem chegado a um pré-acordo bilateral na semana passada.

A ministra das Relações Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland, e o representante de Comércio Exterior dos EUA, Robert Lighthizer, não conseguiram chegar a um acordo sobre um novo Nafta nesta sexta-feira, último dia do prazo estipulado por Trump, embora estejam previstos novos contatos na semana que vem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em relação a estes encontros, o Executivo mexicano afirmou que “continuará acompanhando pontualmente a negociação entre ambos os países [Canadá e EUA]”.

O NAFTA está em vigor desde 1994 entre os três países e atualmente engloba mais de US$ 1 trilhão anuais em trocas comerciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
agencia.brasil@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar