Trabalho

Canadá quer atrair 1,4 milhão de profissionais; veja como imigrar

13 nov 2022, 9:00 - atualizado em 11 nov 2022, 14:02
(Imagem: Unsplash/Hermes Rivera)

No começo do mês, o ministro da Imigração do Canadá, Sean Fraser, anunciou que o país planeja receber em torno de 1,4 milhão de migrantes nos próximos três anos – uma alta de 13% na meta inicial.

Pelos cálculos, só no ano que vem são esperados 465 mil novos residentes permanentes para ampliar a força de trabalho do país. Para 2024, serão 485 mil e até 500 mil em 2025.

O Canadá possui mais de 70 tipos de programas de imigração, que abrangem desde estudantes e profissões específicas, até parentes de pessoas que já moram por lá e atletas. E as dez províncias e três territórios que compõem o país também contam com seus próprios programas.

A principal forma de conquistar o green card canadense é através do programa federal Express Entry (EE), que é baseado em um sistema de pontuação.

O imigrante recebe pontos por sua idade, formação acadêmica, experiência profissional, além de proficiência de inglês e francês. Quanto maior for a pontuação, maiores são as chances de ser aceito no país.

Também é preciso ser trabalhador qualificado e com experiência de trabalho; trabalhador de ocupações técnicas, como profissionais da construção civil e operadores de máquinas industriais; ou ter, pelo menos, um ano de experiência profissional no Canadá.

Via estudos

Outra opção é através do Post-graduation Work Permit. A pessoa vai para o Canadá para fazer um curso de no mínimo oito meses – não são válidos cursos de idioma, apenas de ensino superior e profissionalizantes – e pode pedir um visto temporário de trabalho.

Antes da pandemia, quem optava por estudar, só poderia trabalhar por meio período. Isso dificultava que a pessoa conseguisse um emprego na sua área de formação e a obrigava a atuar em atividades de entrada.

No entanto, o governo liberou temporariamente trabalhos full time para os estudantes, na tentativa de aumentar a força de trabalho.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora o nosso perfil!

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.