Canal do Panamá eleva tarifas por baixos níveis de água

O Canal do Panamá planeja aumentar as taxas de embarque por causa do declínio dos níveis de água ao longo da rota que conecta o Pacífico ao Caribe.
O canal de 80 quilômetros de comprimento recebe grande parte das águas do Lago Gatún. O ano passado foi o quinto mais seco nas últimas sete décadas na região dos arredores. Isso depois de vários anos de precipitação abaixo da média. Ao mesmo tempo, a evaporação da água aumentou 10% devido às maiores temperaturas.
Sem as taxas extras e outras mudanças operacionais, a Autoridade do Canal do Panamá disse que o declínio do nível da água afetará as eclusas ao longo do canal que operam os navios Neopanamax e Panamax, os maiores navios que usam a rota, segundo comunicado divulgado na segunda-feira.
Os navios com mais de 38 metros de comprimento pagarão uma nova taxa fixa. As embarcações também pagarão uma nova taxa entre 1% e 10% do pedágio, dependendo do nível da água no Lago Gatún. Além disso, a autoridade está mudando o sistema de reservas do canal para incluir 27 slots, o mesmo número oferecido durante as interrupções nas faixas.
A autoridade disse que planeja fornecer aos clientes dados em tempo real e estimativas sobre os níveis de água no Lago Gatún e os calados máximos disponíveis. Os níveis oficiais dos lagos serão publicados diariamente e previstos com dois meses de antecedência. A autoridade também disse que investirá mais para abordar a sustentabilidade do abastecimento de água do canal.
Nenhum representante da autoridade portuária foi imediatamente encontrado para comentar.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Última atualização por Vitória Fernandes - 14/01/2020 - 13:01