Caos do Banco Master abre espaço para golpes: confira orientações do FGC e como proteger o seu bolso
Já imaginou receber uma mensagem no WhatsApp informando que, com a liquidação do Banco Master, o valor que você tem aplicado no seu CDB pode ficar “preso por meses” no Fundo Garantidor de Crédito (FGC)?
Esse é justamente o tipo de abordagem que muitas pessoas têm recebido nos últimos dias.
Os golpistas não perderam tempo e passaram a explorar o clima de insegurança para enviar mensagens com promessas falsas e propostas que não existem.
E para que nossos leitores não fiquem vulneráveis a esse tipo de abordagem, preparamos um passo a passo para ajudar a identificar e evitar esses golpes.
Mas, antes de chegar ao passo a passo “antigolpe”, vale relembrar o que aconteceu com o Banco Master nos últimos dias…
O que aconteceu com o Banco Master?
Na terça-feira (18), o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master, decisão que interrompeu de forma imediata as operações da instituição e encerrou a possibilidade de ser vendida ao Grupo Fictor.
A medida é adotada quando há risco para clientes, para o sistema financeiro ou sinais de irregularidades graves.
Com a liquidação, todos os investidores com produtos cobertos — como os CDBs — passam a ter direito ao pagamento da garantia do FGC, que cobre até R$ 250 mil por CPF por instituição, respeitando o teto de R$ 1 milhão a cada 4 anos.
O FGC é uma instituição privada e sem fins lucrativos que integra o Sistema Financeiro Nacional. Ele existe para proteger quem investe ou deposita dinheiro nos bancos e para reforçar a segurança do próprio sistema financeiro.
Os pagamentos serão feitos de acordo com o regulamento do FGC e com base nas informações — como nomes, valores e dados dos investidores — enviadas pelo liquidante.
Assim que esse levantamento for concluído e repassado ao FGC, o processo de pagamento começa para todos que têm direito à garantia.
Além disso, no FGC, o pagamento não ocorre imediatamente. O processo pode levar, em média, 30 dias úteis.
Ou seja: nada de desespero. A primeira orientação é manter a calma e acompanhar apenas as informações divulgadas pelos canais oficiais.
Agora, vamos ao que interessa para proteger o seu bolso dos golpistas…
Guia Antigolpe para se proteger do caos ‘Master’
- Solicite garantia apenas pelo app oficial do FGC
- Baixe o app do FGC na loja oficial do seu celular (iOS ou Android).
- Não confie em links recebidos por WhatsApp, SMS ou e-mail que dizem “ajudar no pagamento”, o FGC não entra em contato através desses canais.
- Realize seu cadastro no app
- Informe seus dados (nome, CPF, e-mail, telefone) dentro do app.
- Faça a identificação biométrica como indicado pelo FGC, não se preocupe, é para a sua própria segurança.
- Cadastre sua conta bancária
- Use uma conta sua, de sua titularidade, para receber os valores do FGC.
- Desconfie se alguém pedir para você cadastrar uma conta de terceiro.
- Assine o termo digital no app
- Quando o FGC liberar, assine eletronicamente o termo de sub-rogação dentro do app.
- Esse documento é necessário para que o pagamento seja realizado.
- Aguarde o pagamento seguro
- Segundo o FGC, após a assinatura, o valor é enviado para a conta cadastrada.
- Esse processo segue as regras regulares de pagamento do FGC, sem intermediários.
- No app do FGC é possível acompanhar todo o processo do pedido de garantia.
- Não pague intermediários
- O FGC não autoriza ou credencia nenhum tipo de instituição ou empresa com o objetivo de intermediar qualquer tipo de negociação para recebimento do valor garantido pelo FGC.
- O FGC também não solicita o pagamento de qualquer taxa ou o depósito prévio de valores.
- Se alguém pedir dinheiro para “liberar seu resgate”, corre que é golpe!
- Use apenas canais oficiais para tirar dúvidas
- Qualquer dúvida ou suspeita, entre em contato pelo e-mail credores do FGC: atendimento.credores@fgc.org.br
- Evite responder mensagens de números desconhecidos ou de pessoas que se intitulam “intermediários”, “assessores” ou “consultores”.