Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Capital aposta em Vale a preço de liquidação para enfrentar o mês de maio

04/05/2020 - 16:28
VALE3 Vale
Vale: para a Capital, os papéis da mineradora estão com um “desconto brutal” (Imagem: Reuters/Denis Balibouse)

A Capital Research fez apenas uma alteração em sua carteira de ações para o mês de maio: trocou os papéis da Equatorial (EQTL3) pela Vale (VALE3), revela relatório enviado a clientes nesta segunda-feira (04).

Para a casa de análises, o último mês foi marcado pela recuperação do Ibovespa, que ultrapassou no finalzinho do mês, o patamar dos 80 mil pontos.

“Mas, isso não ocorreu sem alguns obstáculos pelo caminho. O mais importante, claro, continuou sendo o efeito nocivo da pandemia de coronavírus na economia”, pondera.

Entre os pontos que a Capital destaca, está o petróleo, que segue pressionado devido à desaceleração econômica.

No meio do abril, a Agência Internacional de Energia divulgou estimativas que, no pior momento dessa crise, a demanda por petróleo deve cair cerca de 30%, ou 29 milhões de barris por dia.

Por outro lado, algumas notícias positivas impulsionaram a Bolsa, como testes de medicamentos se mostrando promissores no combate ao vírus, como o remdesivir, da Gilead Sciences.

“Junto a isso, veio a perspectiva de flexibilização das regras da quarentena, especialmente na Europa, onde a disseminação da doença aparentemente perdeu força”, afirma.

Incertezas

De acordo com a Capital, maio começa ainda cheio de incertezas para o curto prazo, especialmente em relação à flexibilização das medidas de distanciamento.

“Mas, em linhas gerais, consideramos que as companhias da nossa carteira seguem bem posicionadas para atravessar esse caminho, que deve ser tortuoso no curto prazo”, destaca.

Aposta nos americanos

A carteira traz e uma elevação na alocação no ETF que reproduz o S&P 500 (IVVB11), um dos principais índices da bolsa de Nova York.

Isto porque, diferentemente de outras carteiras recomendadas, a Capital divide a alocação de recursos entre o mercado local de ações, e o mercado americano. A exposição aos ativos dos Estados Unidos, em maio, passou para 60%, por meio do IVVB11, ante 50% em abril.

Assim, apenas 40% da carteira é alocada em ações de companhias brasileiras.

Barata

Segundo a casa de análises, as ações da Vale estão com um “desconto brutal em relação aos pares internacionais”.

Além disso, a Capital afirma que o minério tem mostrado uma grande resiliência em relação a outras commodities nessa pandemia.

“A tendência era que a companhia retomasse o patamar de produção de minério de 2018 entre 2021 e 2022, o que pode ser alterado tendo em vista os efeitos do coronavírus. A Vale já revisou para baixo o guidance para 2020, por exemplo”, diz.

Veja o portfólio completo:

Empresa Ticker
Bradesco BBDC4
BTG Pactual BPAC11
Cosan CSAN3
CVC CVCB3
Vale VALE3
Fleury FLRY3
Iguatemi IGTA3
Magazine Luiza MGLU3
SLC Agrícola SLCE3
Unidas LCAM3

 

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Renan Dantas - 04/05/2020 - 16:33

Pela Web