Economia

Carga de energia do Brasil recua com medidas contra coronavírus, diz ONS

23 mar 2020, 17:33 - atualizado em 23 mar 2020, 17:33
Energia Elétrica Aneel
A redução foi ainda maior no domingo, com queda de 8,9% frente ao domingo anterior, de acordo com o ONS (Imagem: REUTERS/Nacho Doce)

A carga de energia do sistema interligado do Brasil teve significativa retração a partir de meados da semana passada, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em meio a medidas de governos e empresas para conter a doença que levaram ao fechamento de negócios ou a regimes de trabalho remoto.

Soma do consumo com perdas na rede, a carga elétrica começou a cair na quinta-feira, com baixa de 2,3% na comparação com mesmo dia da semana anterior. Na sexta-feira, houve queda de 6% e no sábado de 8,6%.

A redução foi ainda maior no domingo, com queda de 8,9% frente ao domingo anterior, de acordo com o ONS, responsável por gerenciar o acionamento de usinas e o trânsito da energia pelas linhas de transmissão no pais.

“A pandemia mudou a rotina de trabalho no pais, afetando consequentemente o consumo de energia elétrica”, afirmou o ONS em nota à Reuters.

A queda na carga ainda contribuiu para recuperação dos níveis de armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas, principal fonte de geração no Brasil, acrescentou o órgão do setor de energia.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar