BusinessTimes

Carnaval de 2023 será o último transmitido pela Globo?

20 fev 2023, 12:57 - atualizado em 20 fev 2023, 12:57
Carnaval 2023, Globo, desfiles
O acordo assinado entre a Globo e as escolas neste Carnaval inclui a distribuição de uma participação dos lucros com os contratos comerciais da festa (Imagem: Pilar Olivares/Reuters)

O Carnaval 2023 está sendo transmitido pela Rede Globo, que se comprometeu em fazer uma cobertura multiplataforma este ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas a dificuldade para conseguir patrocínio para a transmissão dos desfiles das escolas de samba colocou a rede de televisão em aperto financeiro neste Carnaval.

Apenas uma marca fechou patrocínio com a emissora de TV, segundo o UOL. A Brahma foi a responsável por comprar a única cota de patrocínio do evento, em uma renovação de contrato que está vigente desde 2021.

Enquanto isso, a Globo reduziu seu compromisso financeiro com as escolas de samba neste Carnaval. A transmissora vai pagar R$ 700 mil fixos para as escolas em São Paulo este ano, conforme contrato fechado em 2021.

O valor representa metade do contrato de 2022, mas o acordo da Globo com as escolas neste Carnaval visa distribuir uma participação dos lucros com os contratos comerciais da festa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em São Paulo, as escolas de samba chegaram a ouvir propostas de outras emissoras de TV, segundo o UOL, mas os valores oferecidos eram iguais ou menores do que o da Globo.

No Rio de Janeiro, o contrato vai durar até 2025, mas já se espera um reajuste significativo nos valores.

A queda no faturamento com a transmissão do Carnaval, no entanto, pode estar relacionada ao caso da Americanas (AMER3) e à crise de crédito desencadeada pela varejista.

Isso porque a Globo considera o mercado publicitário o principal responsável pela falta de patrocínios este ano, já que as marcas estão cortando suas verbas de marketing em todas as plataformas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entenda o impacto do rombo da varejista no mercado publicitário e no patrocínio para a transmissão do Carnaval este ano.

Saiba mais! GOVERNO LULA E BANCO CENTRAL: UMA BRIGA QUE IMPACTA A INFLAÇÃO DO BRASIL?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
iasmin.paiva@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar