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Carrefour (CRFB3), Assaí (ASAI3) e mais: A estratégia do varejo para driblar os impostos e impulsionar os lucros

03 jul 2023, 9:11 - atualizado em 03 jul 2023, 9:11
Varejo
Varejo: 21 de 30 supermercadistas apostam em produtos de marca própria para aumentar a rentabilidade e driblar os impostos (Imagem: Instagram/ Carrefour)

Os supermercados vendem milhares de produtos, com cada item tendo um sistema de tributação. Três pontos compõem os preços desses produtos, sendo: a soma de custos, margem e impostos.

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Por exemplo, um refrigerante de lata e um refrigerante de garrafa podem ter tributos completamente diferentes.

Quem diz isso é Antônio Sá, especialista em varejo e sócio-fundador da Amicci. Ele explica que nuances como essas fazem com que empresas paguem valores mais altos do que deveriam em impostos – ou que se encontrem em uma situação irregular, caso a contribuição seja incompleta.

O resultado disso são produtos mais caros, segundo Sá. O especialista destaca que algumas companhias até preveem verbas para pagamento de multas e repassam aos consumidores, por meio do aumento de preço dos itens.

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Varejo: como driblar?

De 30, 21 supermercadistas utilizam uma estratégia em comum para aumentar a rentabilidade e também driblar as altas cargas tributárias, conforme estudo da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a NielsenIQ.

levantamento revelou que os supermercados estão apostando em marcas próprias para impulsionar o faturamento, e garantindo, ainda, a economia do consumidor.

Um bom exemplo disso é o Carrefour (CRFB3), que teve os produtos de marca própria chegando a um pico. Conforme pesquisa da própria empresa, de janeiro a dezembro de 2021, itens próprios representaram 19,4% das vendas líquidas totais de alimentos próprios.

O especialista da Amicci avalia que os produtos de marca própria são o equilíbrio perfeito entre qualidade e preço acessível.

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“Tudo passa por uma análise profunda de controle de qualidade, com um sistema que analisa padrões seguindo parâmetros definidos, para chegar às gôndolas e oferecer o melhor ao cliente, e 20% mais em conta do que os demais”.

A Amicci listou o faturamento das companhias em 2022, tendo sido responsável por desenvolver o portfólio próprio de nove varejistas. Confira:

Empresa Faturamento
Carrefour (CRFB3) R$ 108 bi
Assaí Atacadista (ASAI3) R$ 59 bi
Grupo Mateus (GMAT3) R$ 24 bi
GPA (PCAR3) R$ 18 bi
Supermercados BH R$ 14 bi
Grupo Muffato R$ 12 bi
Grupo Pereira R$ 11 bi
Cencosud S.A R$ 11 bi
Mart Minas & Dom Atacadista R$ 8 bi
DMA Distribuidora S/A R$ 7 bi

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Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
janaina.silva@moneytimes.com.br
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