Mercados

Carros usados podem encerrar ciclo de supervalorização no Brasil em 2023

29 nov 2022, 18:56 - atualizado em 29 nov 2022, 18:56
Carros Eua
Nos EUA, valor do usado pode cair até 20% em 2023 (Imagem: Pixabay)

Os dias de supervalorização dos carros usados podem estar com os dias contados, diz novo relatório do JP Morgan sobre a frota dos Estados Unidos. No país do ‘Tio Sam’, a inflação dos usados foi superior a 40% em pouco mais de dois anos, com pico centrado no primeiro semestre deste ano.

De lá para cá, o preço dos veículos usados e seminovos começou a arrefecer e pode cair de 10% a 20% em 2023, de acordo com o banco.

O recuo dos preços ocorre à medida que gargalos de produção sobre semicondutores são suavizados, tornando mais barato não só veículos rodados como também os 0 km.

A piora do poder de compra do consumidor americano também impacta a demanda por bens duráveis e puxa a inflação da modalidade para baixo.

Fenômeno deverá ser importado pelo Brasil

Mas o fenômeno não deve ficar restrito por lá. Assim como nos EUA, o estoque de usados no Brasil passou por um semelhante ciclo de supervalorização em 2020 e 2021.

Veículos como o VW Gol, recém-saído de linha, ainda experimentam uma valorização resiliente, como já havia mostrado um estudo elaborado pela Mobiauto em setembro.

A plataforma de compra e venda de veículos aponta que os modelos 2014, 2016 e 2013 tiveram uma valorização de 4,61%, 3,25% e 5,44%, respectivamente.

Outros carros que aparecem na lista de valorizados são modelos conhecidos e ‘queridinhos’ do público como o ‘Fiat Mobi e o Hyundai HB20S. Estes veículos chegaram a valorizar mais de 2%, mesmo com a queda de preços no mercado.

No mesmo estudo, no entanto, a empresa já havia mencionado a chance de que os preços dos usados e seminovos recuem tão logo o ritmo de fabricação de veículos retorne à normalidade.

O aumento em escala de veículos para aluguel e assinatura também podem ser escapes para o gargalo de oferta  experimentado no mercado brasileiro*.

*Com Jornal do Carro (Estado de S. Paulo)

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money Times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.