Eleições 2022

Carta de Lula para o Brasil ‘parece muito marketing’, diz analista

27 out 2022, 20:09 - atualizado em 27 out 2022, 20:09
Lula
Ex-presidente Lula divulgou hoje carta com diretrizes do que poderá ser seu governo, se eleito no domingo (Imagem: Flickr/Lula Oficial/Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à presidência da República pelo PT e líder nas pesquisas de intenção de votos do segundo turno das eleições, divulgou hoje a “Carta para o Brasil do Amanhã”, em que prometeu conciliar a responsabilidade fiscal com o desenvolvimento social.

O documento é estruturado em 13 tópicos, entre eles, desenvolvimento econômico, saúde, educação, desenvolvimento social, reindustrialização e democracia.

O que o mercado achou?

Para o CIO da TAG Investimentos, Dan Kawa, do ponto de vista do mercado, haverá questionamento de onde virão os recursos e responsabilidade fiscal para “tudo isso”. Ele também questiona “quem comandará este processo”.

“Concordo e adoraria que muitos dos planos sociais fossem implementados. Mas há uma enorme restrição financeira para isso”, comenta, acrescentando que a carta não se trata de um plano econômico, mas são diretrizes do que Lula pretende implementar, caso seja eleito presidente no domingo, pela terceira vez.

 

Carta de Lula é ‘requentada’

Sobre o documento, o CIO da Tag Investimentos pondera que sua primeira impressão é que parece “muito marketing”, já que há “pouca coisa substancial nova” e que muita coisa foi “requentada”, citando alguns tópicos descritos na carta como reindustrialização, criação de novos ministérios, nova reforma trabalhista, gastos sociais, estímulo à obras e implementação de um novo programa Bolsa Família.

“Não há indicações de onde virá os recursos ou a responsabilidade fiscal para todas essas ações”, reforça.

*Colaborou: Olívia Bulla

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.