Pesquisas

Cartão de crédito do Nubank (NUBR33) tem o menor custo para o consumidor

10 jul 2023, 12:32 - atualizado em 10 jul 2023, 12:32
Crédito
Crédito: o Nubank atingiu 289,60% de CET ao ano, enquanto o Banco Pan marcou 836,29% (Imagem: Rafael Borges/Money Times)

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) mostrou que o cartão de crédito Nubank Gold, do Nubank (NUBR33), tem o menor Custo Efetivo Total (CET) entre 72 cartões de 17 instituições financeiras.

A sigla reúne todos os encargos, tributos, taxas e despesas de um crédito. Segundo a pesquisa, o Nubank atingiu 289,60% ao ano, contra os 836,29% do cartão com o maior CET.

A pesquisa da Proteste apontou ainda que é importante se atentar à anuidade do cartão, pois algumas instituições só são isentas deste custo no primeiro ano, como foi visto com Santander Dufry Platinum e Banrisul Mastercard (Gold, Standard e Platinum).

Outro ponto para olhar com cuidado é que alguns lugares estabelecem condições para a isenção, como a utilização mensal do cartão com um valor mínimo. Isso acontece com Mastercard Libre (do Banrisul), Bradesco NEO Platinum e Santander SX.

No mês em que o consumidor não atingir os gastos estabelecidos, uma parcela mensal referente à anuidade do cartão é cobrada, segundo o especialista da associação, Rodrigo Alexandre.

Crédito: o que evitar?

Entre os tipos de juros que comprometem as finanças, está o parcelamento de fatura, conforme explica Rodrigo Alexandre, especialista do Proteste.

“Essa é uma maneira de o consumidor não entrar no rotativo. Porém, encontramos juros de até 657,68% ao ano, no cartão Next Visa internacional. Por isso, também não aconselhamos que se faça esse tipo de parcelamento”, sugere.

Além disso, existem outros dois juros que devem ser evitados: o parcelamento de compras (pode chegar a 274,10% ao ano, no Banrisul Mastercard básico) e da função saque com o cartão de crédito (o maior CET neste estudo foi de 759,64% ao ano, no Banrisul Gold, Standard e Classic).

Cartões com anuidade zero

Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.