Casa Branca anuncia nomes do conselho de Gaza sob plano de Trump
A Casa Branca anunciou nesta sexta-feira os nomes do chamado “Conselho de Paz” que, segundo plano do presidente Donald Trump, supervisionará o governo temporário de Gaza.
Os nomes incluem o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, o enviado especial de Trump Steve Witkoff, o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair e o genro de Trump, Jared Kushner, informou a Casa Branca.
Trump é o presidente do conselho, de acordo com seu plano revelado no final do ano passado, segundo o qual um frágil cessar-fogo foi alcançado em Gaza.
Israel e o Hamas se acusam mutuamente de violações do cessar-fogo em Gaza, onde, desde o início da trégua em outubro, mais de 440 palestinos, incluindo mais de 100 crianças, e três soldados israelenses foram mortos.
O cessar-fogo também foi testado pelo fracasso em recuperar os restos mortais de um último refém israelense, pelos atrasos israelenses na reabertura da passagem da fronteira de Gaza com o Egito e pela recusa do Hamas em se desarmar até o momento.
Ao insistir na segunda fase do cessar-fogo, Washington e seus parceiros mediadores precisarão enfrentar os desafios incômodos do desarmamento do Hamas, da retirada israelense vinculada ao desarmamento e do envio de uma força internacional de manutenção da paz.