Internacional

Casamento infantil aumenta no Malaui com escolas fechadas

05 set 2020, 12:05 - atualizado em 01 set 2020, 12:17
Mangochi, Malawi
De acordo com a Unicef, cerca de 46% das meninas se casam antes dos 18 anos e 9% antes dos 15 em Malaui (Imagem: Unsplash/@adittive)

Um distrito no norte do Malaui registrou até 269 casamentos infantis desde o fechamento das escolas em março por conta do lockdown para evitar a propagação do coronavírus, levando o governo a instar os chefes tradicionais a intervir.

O casamento infantil é um problema persistente no Malaui, embora a idade legal para casar tenha aumentado para 18 anos há três anos, de acordo com a Unicef. Cerca de 46% das meninas se casam antes dos 18 anos e 9% antes dos 15, disse a organização em um relatório de 2018. Os líderes tradicionais normalmente registram as uniões.

Patricia Kaliati, ministra do gênero, crianças e bem-estar social do Malaui, visitou o distrito de Chitipa para se encontrar com os chefes locais, dizendo que seu governo “quer pessoas instruídas que possam tomar decisões informadas” e advogados ficarão à disposição para ajudar mulheres e crianças que enfrentam abusos.

Nove dos 269 casamentos foram cancelados, disse o diretor de administração do conselho distrital.

bloomberg@moneytimes.com.br