Casas Bahia (BHIA3) dá largada na Black Friday 2025 com foco em integração entre lojas físicas e digital
A Casas Bahia (BHIA3) já deu início a uma das datas mais importantes e aguardadas para o setor varejista: a Black Friday. O “esquenta” da companhia começa nesta sexta-feira (24) e a aposta para este ano é repetir o modelo adotado no ano anterior, com alguns incrementos.
Para 2025, a Casas Bahia realizará a “Super Black Ao Vivo“, apostando em mais uma edição de ofertas por meio de lives (programações ao vivo) que adaptam o desconto de acordo com a demanda por um produto, testada inicialmente em 2024.
As ofertas ocorrem em tempo real, conforme a central de dados da varejista identifica uma busca maior por determinado produto. Dessa maneira, a Casas Bahia consegue direcionar o desconto mais atrativo para o que está sendo mais buscado.
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Não é de hoje que executivos da companhia enfatizam o foco em lojas físicas, o que, segundo o CEO, estará presente na estratégia para a data. Ela irá integrar estratégias de marketing e de conversão que conectam as redes sociais, mídias offline e OOH (fora de casa, em tradução livre), promovendo as vendas tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas.
De forma híbrida, executivos da empresa afirmaram, em coletiva, o objetivo de reforçar as lojas físicas e elevar os seus fluxos.
Apesar de não abrir as projeções de vendas e faturamento, o CEO, Renato Franklin, contou que a companhia espera ver o crediário crescer para R$ 1,2 bilhão, ante R$ 1 bilhão na Black Friday anterior — um aumento de 20%.
Neste ano, a Black Friday ocorre oficialmente no dia 28 de novembro.
Plano de transformação
Em meados de 2023, a Casas Bahia iniciou seu plano de transformação. Até 2024, o foco da varejista estava em melhorar margens e GMV (volume bruto de mercadorias), com aumento da eficiência operacional e busca por estabilização do caixa.
Atualmente, a empresa está na segunda fase, em que o foco está na operação core e no crescimento de receita. A companhia vem direcionando seu foco para os produtos em que é líder — eletrodomésticos, eletrônicos e móveis.
A segunda fase, que poderia ser encerrada neste ano, deve se estender para o meio ou para o final de 2026, segundo o CEO, tendo em vista o cenário macroeconômico brasileiro. Com uma Selic em 15%, o setor varejista é um dos que mais sofre com o alto patamar dos juros.
Na visão de Renato Franklin, não há uma perspectiva de mudança estrutural no cenário macro no curto prazo. Dessa maneira, ele afirma que, apesar de uma complexa estrutura para a Black Friday e da busca por espaço em um mercado competitivo, a postura da Casas Bahia é conservadora.
Uma vez que a segunda fase se encerre, a terceira será focada em aceleração.
Parceria com Mercado Livre
Na véspera de anunciar seu plano para a Black Friday, a Casas Bahia anunciou uma parceria com o Mercado Livre.
A partir de novembro, os produtos das suas categorias core estarão disponíveis na plataforma do Meli, já capturando a data de compras.
O Mercado Livre tem grande presença no marketplace (3P), enquanto sua nova parceira atua muito na frente de venda direta (1P)
Durante a coletiva desta sexta, o CEO apontou, após focar na melhoria de lojas físicas, agora houve a possibilidade de olhar para outro segmento e canal de vendas.
“Conseguimos escolher bem o parceiro, quem mais cresce, quem domina o mercado hoje, quem tem mais participação na nossa categoria”
Ele destacou o ganho de espaço de mercado e a ampliação do canal de vendas como os principais objetivos. A Casas Bahia, segundo Franklin, ganha com escala comercial, sinergias, ganhos de eficiência e na logística, uma vez que usa sua capacidade de maneira mais eficiente.