CBA (CBAV3) volta a subir com nova rodada de rumores de venda
As ações da Cia Brasileira de Alumínio (CBA) (CBAV3) subiam 3,45% por volta das 16h desta quinta-feira (29), a R$ 10,50, após a notícia de que a China Copper Mineral Resources (Chinalco) está perto de fechar um acordo para adquirir o controle da companhia.
Segundo a Bloomberg, a Chinalco pretende comprar a participação do Grupo Votorantim e, na sequência, realizar uma oferta pública de aquisição (OPA) das ações minoritárias nas mesmas condições. O acordo não foi assinado e a transação pode não se concretizar, acrescentou a publicação.
Os papéis da CBA têm estado mais sensíveis a uma possível venda da compania. A Reuters noticiou no último dia 26 que a potencial venda da produtora de alumínio está entrando em uma fase mais competitiva, embora as discussões com a Emirates Global Aluminium tenham desacelerado.
A Chinalco e um terceiro proponente estão competindo pela compra da CBA. Um anúncio pode ser feito dentro de dias ou semanas, disse uma das fontes citada pela agência.
A CBA, na qual o conglomerado brasileiro Votorantim S.A. detém uma participação de 69%, produz alumínio com baixo teor de carbono em sete estados brasileiros. A empresa tem valor de mercado em torno de R$ 6,3 bilhões.