ImóvelTimes

Juros altos fazem CBIC reduzir projeção de crescimento do PIB da construção

27 out 2025, 12:39 - atualizado em 27 out 2025, 12:39
calendário - temporada - de - resultados - 2t24 - construção - shoppings
Juros altos fazem CBIC reduzir projeção de crescimento do PIB da construção (Imagem: Getty Images/ Canva Pro)

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) cortou nesta segunda-feira (27) a sua projeção de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) do setor neste ano de 2,3% para 1,3%. Segundo a instituição, os juros altos têm pesado sobre o nível de atividade do setor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nova estimativa aponta para uma desaceleração relevante do nível de negócios na construção neste ano, visto que, em 2024, o PIB da construção aumentou 4,3%.

O juro alto tem inibido o desenvolvimento de novos projetos, as compras de materiais de construção e as contratações de trabalhadores.

Diante desse cenário, outras instituições do setor já haviam reduzido suas estimativas de crescimento para o ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em agosto, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e a Fundação Getulio Vargas (FGV) cortaram a estimativa de crescimento do PIB da construção no ano de 3% para 2,2%.

Em setembro, a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) também reduziu a previsão de alta nas vendas do setor neste ano de 2,8% para 1,8%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
estadao.conteudo@moneytimes.com.br
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar