Juros

CDI vilão? ‘Juros hiperaltos’ dificultam diversificação, avalia presidente da Anbima

08 out 2025, 11:11 - atualizado em 08 out 2025, 15:51
presidente da Anbima, Carlos André (Imagem: divulgação)
Presidente da Anbima, Carlos André (Imagem: divulgação)

O atual patamar da taxa Selic, considerado “hiperalto” por Carlos André, presidente da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), tem tornado mais difícil a aplicação do conceito de diversificação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o Anbima Global Insights, evento realizado nesta quarta-feira (8) em São Paulo, o executivo disse que investidores precisam redobrar a atenção à internacionalização de seus portfólios, um desafio grande já que o CDI tem oferecido retornos tão atrativos.

“Nesse ambiente de juros, a internacionalização tem perdido espaço no dia a dia. Não tem sido fácil conversar e conseguir convencer o cliente sobre a importância da diversificação”, afirmou.

De acordo com André, tem se tornado cada vez mais necessário adotar períodos mais longos para mostrar resultados consistentes que façam sentido para os investidores e os convençam.

“A gente precisa, cada vez mais, utilizar janelas temporais maiores para apresentar um número que, de fato, faça sentido para o cliente quando a gente quer falar de diversificação e de alocação em ativos de risco”, ressaltou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Juros baixos são o caminho

O executivo destacou que o país precisa de um “ambiente macroeconômico favorável”, com taxas de juros mais baixas, para impulsionar a internacionalização de portfólios.

Ainda durante sua fala, o presidente ressaltou que diversificar entre geografias se tornou essencial para todos os investidores, incluindo o varejo, e destacou o papel da Anbima em incentivar essa estratégia.

“Investir no exterior vai além de mitigar riscos. Diversificar entre diferentes geografias é hoje uma necessidade para todo tipo de investidor.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Jornalista formado e com MBA em Planejamento Financeiro e Análise de Investimentos. Passou pelas redações da TV Band, UOL, Suno Notícias e Agência Mural, e foi líder de conteúdo no 'Economista Sincero'. Hoje, atua como repórter no Money Times.
igor.grecco@moneytimes.com.br
Jornalista formado e com MBA em Planejamento Financeiro e Análise de Investimentos. Passou pelas redações da TV Band, UOL, Suno Notícias e Agência Mural, e foi líder de conteúdo no 'Economista Sincero'. Hoje, atua como repórter no Money Times.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar