Política

Centrão leva novos nomes a Lula para Caixa, mas troca não tem prazo para ocorrer

04 out 2023, 14:38 - atualizado em 04 out 2023, 14:38
Agência da Caixa na Faria Lima (Kaype Abreu/Money Times)
(Kaype Abreu/Money Times)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deu sinais de quando formalizará a troca na presidência da Caixa Econômica Federal, mas o governo tem no momento duas possíveis indicações feitas pelo centrão: o atual presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Bezerra, e o superintendente do Banco do Nordeste (BNB) em Pernambuco, Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com fontes ouvidas pela Reuters, ainda se fala em Gilberto Occhi, o primeiro nome sugerido pelo centrão para o cargo, mas o ex-ministro dos governos Dilma Rousseff e Michel Temer, e também ex-presidente do banco, hoje estaria em um distante terceiro lugar.

Bezerra, que é funcionário de carreira da Caixa, seria o favorito no momento. Técnico, o presidente do BRB chegou a ser vice-presidente da Caixa e foi chamado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, para presidir o Banco de Brasília em um momento em que a instituição tentava se recuperar de uma série de escândalos de corrupção.

Já Freitas Filho, o outro nome apresentado pelo centrão ao governo, é funcionário de carreira do BNB desde 2004, onde foi superintendente em Alagoas e, em 2020, assumiu o mesmo cargo em Pernambuco.

A presidência da Caixa teria sido acertada entre Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), nas discussões para entrada do PP e do Republicanos no governo. As fontes ouvidas pela Reuters afirmam que o acerto foi feito, mas os detalhes não foram fechados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O pedido do centrão inclui a indicação das vice-presidências da Caixa, mas o Palácio do Planalto resiste. O governo quer manter ao menos a vice-presidência de Habitação, que cuida do programa Minha Casa, Minha Vida — um dos pilares centrais do governo –, hoje comandada por Inês Magalhães.

Outra questão é que Lula reluta em tirar uma mulher da presidência do banco e substituir por um homem, em um momento em que já é criticado por não garantir a indicação de uma mulher para substituir Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente chegou a pedir explicitamente indicações de mulheres para substituir Rita Serrano no comando da Caixa, segundo uma das fontes, mas nenhum nome foi formalizado até agora.

A decisão não tem prazo para ser tomada. Há uma impaciência entre os parlamentares do centrão, mas a cirurgia do presidente, que deverá ficar no mínimo duas semanas fora do Planalto, jogou a decisão para frente. Além disso, o próprio Lira viaja para Índia e China na próxima semana e passa 10 dias fora do país, adiando uma possível decisão para o final do mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.