Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Chama o Max: Seja diferente

04/12/2020 - 13:34
“As decisões erradas costumam ser punidas mais rapidamente do que as decisões corretas são reforçadas”, diz o colunista

Investir com sucesso é um trabalho árduo, pois significa disciplinar sua mente para fazer o oposto da natureza humana. Comprar quando os outros estão em pânico, querendo fugir da Bolsa, e vender quando todos estão eufóricos, com cada vez mais gente comemorando a alta dos índices.

Por isso, costumo dizer que investir é um mix de 5% intelecto e 95% temperamento. Requer coragem e força para dar as costas para a massa e realizar os seus movimentos por conta própria.

A partir do momento que montamos uma posição em uma ação, teremos que lidar com uma forte carga emocional. E a cada dia que você amanhece com esta posição, você está reforçando a sua convicção naquele ativo. No mercado, você tem que ser uma rocha para defender o que você acredita.

Veja o caso de Marcopolo (POMO4). A tradicional montadora de carrocerias de ônibus foi profundamente impactada pelas consequências negativas da pandemia.

Pedidos de ônibus rodoviários foram postergados, já que as viagens hoje em dia estão escassas; se a empresa não entrega para seus clientes, ela não fatura. Ajustes na estrutura operacional tiveram que ser feitos como demissão de funcionários e forte redução em custos e despesas para conter o prejuízo.

Ou seja, um cenário bem desafiador no curto prazo. Com uma enxurrada de e-mails e questionamentos vindos dos meus assinantes, é difícil defender essa tese neste momento.

Mas pensa comigo: a empresa tem uma situação financeira saudável com uma dívida líquida menor que a metade do seu patrimônio líquido; a sua liquidez corrente (ativo circulante/passivo circulante) está em 1,7 vez, o que demonstra que ela consegue honrar tranquilamente seus compromissos de curto prazo. Ou seja, está bem longe de qualquer risco de quebra.

Além disso, é uma companhia com mais de 70 anos. Quantas crise a Marcopolo já não teve que enfrentar? Várias, e sobreviveu bem a todas. A crise do coronavírus é só mais uma que será vencida em breve.

Para ficar ainda mais seguro com a minha recomendação, fizemos um teste de estresse na receita e Ebitda nos próximos anos e, mesmo neste cenário bem pessimista, a ação da empresa valeria R$ 3,00 (está cotada a R$ 2,90 atualmente). Portanto, há uma boa margem de segurança no investimento.

Marcopolo POMO4
“Quantas crise a Marcopolo já não teve que enfrentar? Várias, e sobreviveu bem a todas”, afirma Max Bohm (Imagem: Facebook/Marcopolo)

Às vezes, o que você faz não tem sentido para os outros. Mas te falo que os grandes investidores do mundo só atingem este status, pois são disciplinados e fazem as coisas simples que outras pessoas não fazem. Eles aceitam ser diferentes porque não importa o que as outras pessoas pensam. O que importa é o retorno ao longo do tempo.
Uma das maiores verdades do mercado é: o melhor professor de investimento é a perda.

Você aprende a investir perdendo dinheiro, ganhando, perdendo dinheiro, ganhando. Essas lições ficarão com você por toda a vida e o ajudarão a desenvolver uma estratégia de investimento que é exclusiva e só sua. Muitos dos melhores investidores de todos os tempos possuem estratégias de investimento quase opostas. Logo, não tenha medo de ser diferente.

Não tente provar que sua estratégia de investimento é a melhor para todos. Ela só precisa ser o melhor para você. A maneira como eu penso sobre as coisas será diferente do seu jeito de pensar. Não significa que meu jeito seja melhor do que o seu. A melhor estratégia para você é aquela que o mantém entre os vencedores por mais tempo.

O mercado de ações é semelhante à vida. As decisões erradas costumam ser punidas mais rapidamente do que as decisões corretas são reforçadas. Um investimento bem-sucedido é uma gratificação atrasada. “Atrasada” porque sempre esperamos a recompensa mais cedo do que a recebemos.

Quantos de seus investimentos bem-sucedidos ocorreram no período previsto originalmente? Quantas vezes você se lembra de ter dito: “Bem, isso aconteceu muito mais cedo do que eu pensava”. Acredito que tenham sido poucas vezes.

A maioria dos meus investimentos de sucesso demorou mais tempo, em muitos casos muito mais do que eu esperava inicialmente. Isso apenas prova que, mesmo quando acertamos, nosso tempo e nossas expectativas estão errados.

O investidor iniciante sempre quer ganhar dinheiro rápido. É normal pensar assim. Mas conforme ele vai ganhando mais experiência, ela vai percebendo que o investimento em ações não é uma corrida de 100 metros. É uma maratona com 42 quilômetros a serem percorrido, na qual você vai ter que vencer o seu psicológico por muitas vezes para atingir o sucesso.

E para controlar o seu psicológico e as suas emoções, você deve ser duro na queda. Seja fiel à sua estratégia, revisite suas convicções constantemente e sempre tenha a humildade de ouvir quem pensa diferente de você. Isso vai fazer com que você se desafie a todo momento e tenha ainda mais confiança na sua posição.

Seja com uma pedra porosa. Absorva as informações e opiniões, mas seja firme com suas ideias, mesmo que por um momento elas pareçam ser estranhas para a massa.

As grandes multiplicações de patrimônio surgem dessa maneira. No que está fora do comum.

Um grande abraço!

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 04/12/2020 - 13:34

Cotações Crypto
Pela Web