Eleições 2018

Chance de Bolsonaro Presidente vai a 75%, avalia Eurasia

08 out 2018, 12:35 - atualizado em 08 out 2018, 12:48
Tânia Rêgo/Agência Brasil

A consultoria política internacional Eurasia, conhecida por atribuir chances percentuais aos eventos, elevou de 60% para 75% a possibilidade de que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) seja o próximo Presidente da República, mostra um relatório enviado a clientes nesta segunda-feira (8). Ele ficou com 46,04% dos votos válidos, contra 29,24% do concorrente no segundo turno, Fernando Haddad (PT).

SAIBA TUDO SOBRE O MERCADO FINANCEIRO – CADASTRE-SE GRÁTIS

“E olhando para o perfil dos eleitores dos próximos quatro candidatos que receberam mais votos, Geraldo Alckmin, João Amoêdo, Cabo Daciolo e Henrique Meirelles, eles tendem a ser mais conservadores e inclinar-se mais fortemente para o Bolsonaro”, aponta a avaliação.

Além disso, o partido de Bolsonaro ganhou músculos no Legislativo. Segundo a consultoria LCA, a bancada BBB (boi, bala, Bíblia) será mais forte. “Tudo indica que as bancadas de partidos potencialmente mais próximos a Bolsonaro serão maiores do que se esperava”, destaca a análise.

O PT e o PSL despontaram das urnas neste domingo com as maiores bancadas para a Câmara dos Deputados dos próximos quatro anos. O PT, que em 2014 elegeu 69 deputados, continua com uma grande bancada, mas perdeu representação ficando com 56 deputados. O maior crescimento foi do PSL, que saiu de 1 deputado eleito em 2014 para 52.

E, no Senado, Bolsonaro não terá de lidar com algumas raposas políticas que foram barradas pelas urnas como, Eunício de Oliveira, Romero Jucá, Roberto Requião, Lindbergh Farias, Garibaldi Filho, entre outros, destaca a LCA.

A Eurasia lembra que, ao contrário de Bolsonaro, “Haddad agora enfrenta um caminho difícil pela frente”. Mesmo que recebesse todos os votos de Ciro Gomes, ele alcançaria 41% de apoio.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.