Economia

Chances de recessão nos EUA em até um ano sobem para 60%, aponta UBS

30 ago 2022, 9:52 - atualizado em 30 ago 2022, 9:52
recessão global crise mundial
Em junho, as chances de recessão eram de 40%. (Imagem: Shutterstock/Montagem: Julia Shikota)

A probabilidade de os Estados Unidos caírem em uma recessão está aumentando. De acordo com o banco suíço UBS, as chances de uma recessão dentro do próximo ano subiram 20 pontos percentuais, para 60%

A instituição financeira monitora mensalmente dados macroeconômicos, de crédito e curva de juros para definir o quão próxima a economia está de uma recessão. Em junho, esse indicador agregado apontava para uma probabilidade de 40%.

Em relação aos dados macroeconômicos, a probabilidade de os EUA estarem em fase de contração é muito alta – 94% em julho ante 35% em abril – mas o UBS destaca que nem todas as desacelerações acentuadas levam à recessão.

“A previsão é que a contração não se transforme em uma recessão completa. As contribuições dos componentes para o fator ao longo dos últimos meses são mistas. Em julho, dados trabalhistas e habitacionais puxaram o fator para baixo, mas a produção e os gastos das famílias realmente a sustentaram”, diz em relatório.

A curva de juros também sinalizou 57% de probabilidade de recessão em julho para 71% em agosto. Já o crédito aponta para 15% em julho e é o melhor indicador até então.

Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.