Coluna
Opinião

Charge: BCE corta taxas e reinicia QE; era Draghi termina com um estrondo

12 set 2019, 12:48 - atualizado em 12 set 2019, 12:48
O Conselho do BCE espera agora que as principais taxas de juros permaneçam em seus níveis atuais ou mais baixos até que as perspectivas da inflação (Imagem: Investing.com)

Por Jesse Cohen/Investing.com

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou novas medidas de estímulo nesta quinta-feira, numa tentativa de estimular a economia da zona do euro.

Mario Draghi, em sua reunião final como presidente do BCE antes de Christine Lagarde assumir o cargo em novembro, anunciou que o banco central reduziria sua taxa de depósito principal em 10 pontos base para -0,5%, de acordo com as expectativas.

“O Conselho do BCE espera agora que as principais taxas de juros do BCE permaneçam em seus níveis atuais ou mais baixos até que as perspectivas da inflação convirjam robustamente para um nível próximo suficiente, mas abaixo de 2%, dentro do seu horizonte de projeção, e essa convergência foi alcançada consistentemente refletido na dinâmica da inflação”, afirmou o BCE em comunicado.

O BCE também anunciou que reiniciará seu programa de flexibilização quantitativa , ou quantitative easing em inglês (QE), em 1º de novembro no valor de € 20 bilhões por mês pelo tempo que considerar necessário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O Conselho do BCE espera que as compras de títulos durem o tempo necessário para reforçar o impacto acomodativo de suas taxas políticas e terminem pouco antes de começar a aumentar as principais taxas de juros”, afirmou o BCE.

O BCE também facilitou os termos de seus empréstimos de longo prazo a bancos e introduziu uma taxa de depósitos diferenciados para ajudar os bancos.

A Reuters contribuiu para esta matéria

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
investing@moneytimes.com.br
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar