Coluna
Opinião

Charge: Wall Street volátil continua com mercados avaliando ameaça do coronavírus

05 mar 2020, 13:05 - atualizado em 05 mar 2020, 13:05
Charge
O Federal Reserve cortou a taxa de juros em 50 pontos-base para o intervalo entre 1% e 1,25% em um movimento emergencial na terça-feira (3) (Imagem: Investing.com)

A semana volátil em Wall Street continuou na quinta-feira (5), enquanto os investidores pesavam se os esforços para conter o surto de coronavírus serão suficientes para suavizar seu impacto econômico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As ações dos EUA apontaram para quedas acentuadas na abertura, após um forte rali na quarta-feira (4), enquanto o número de casos de coronavírus aumentou nos Estados Unidos, fazendo com que a Califórnia declarasse estado de emergência.

O índice Dow Jones opera com forte queda de 2,56% às 12h30, enquanto S&P 500 caía 2,37% e Nasdaq um pouco menos, a 1,81%. Dow Jones chegou a oscilar por volta de mil pontos duas vezes nos últimos três dias.

No início da semana, o Federal Reserve cortou a taxa de juros em 50 pontos-base para o intervalo entre 1% e 1,25% em um movimento emergencial na terça-feira (3), citando os “riscos crescentes” do coronavírus para a economia dos EUA.

A última vez em que o Fed realizou um corte de taxas entre reuniões agendadas foi em outubro de 2008, no auge da crise financeira global.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O banco central dos EUA pode não ter terminado de baixar suas taxas de juros. Investidores em futuros estão apostando em outro corte de meio ponto percentual, a ser realizado quando o Fed se reunir no final do mês.

Porém, os investidores permanecem temerosos de que apenas os cortes de taxas não seriam suficientes para apoiar os mercados após o Fed ter reconhecido a escala do desafio e os limites da política monetária para lidar com uma crise de saúde pública.

“Nós reconhecemos que um corte na taxa de juros não irá diminuir o número de infecções, não irá consertar uma cadeia de produção com problemas”, disse o presidente do Fed Jerome Powell.

A epidemia de coronavírus não mostrou sinais de desaceleração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Globalmente, o número de casos de Covid-19 subiu para mais de 95 mil, crescendo notavelmente na Itália, no Irã e na Coreia do Sul, e o número de mortes foi estimado em um pouco menos de 3.300.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
jesse.cohen@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar