Internacional

Chefe do Banco do Japão promete continuar elevando os juros

05 jan 2026, 5:39 - atualizado em 05 jan 2026, 5:56
japão pib economia bolsa banco do japão juros morning times ibovespa
(Imagem: Unsplash/Colton Jones)

O presidente do Banco do Japão (BOJ), Kazuo Ueda, afirmou nesta segunda-feira (5) que o banco central continuará elevando as taxas de juros se a evolução da economia e dos preços seguir em linha com suas projeções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A economia do Japão manteve uma recuperação moderada no ano passado, apesar do impacto negativo sobre os lucros corporativos causado pelas tarifas mais altas dos Estados Unidos, disse Ueda em um discurso dirigido ao lobby do setor bancário do país.

“Salários e preços têm grande probabilidade de subir juntos de forma moderada”, afirmou Ueda, acrescentando que o ajuste do grau de apoio monetário ajudará a economia a alcançar um crescimento sustentado.

O BOJ elevou sua taxa básica para o maior nível em 30 anos, de 0,75%, ante 0,5%, no mês passado, dando mais um passo histórico no encerramento de décadas de estímulo monetário massivo e custos de financiamento próximos de zero.

Apesar da medida, os custos reais de empréstimos no Japão continuam profundamente negativos, com a inflação ao consumidor superando a meta de 2% do BOJ há quase quatro anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os mercados estão atentos ao relatório trimestral de perspectivas do BOJ, que será divulgado na reunião de política monetária de 22 e 23 de janeiro, em busca de pistas sobre como o conselho avalia o impacto inflacionário das recentes quedas do iene.

A fraqueza da moeda japonesa elevou os custos de importação e a inflação de forma mais ampla, levando alguns membros do conselho a defenderem novas elevações graduais dos juros.

O dólar subiu 0,2%, para 157,08 ienes, nesta segunda-feira, depois de atingir 157,255 ienes pela primeira vez desde 22 de dezembro. As expectativas do mercado de novas altas de juros pelo BOJ elevaram os rendimentos, com o título de referência do governo japonês de 10 anos (JGB) atingindo brevemente hoje uma máxima em 27 anos, de 2,125%.

Falando diante do mesmo lobby bancário, a ministra das Finanças, Satsuki Katayama, disse que o Japão se encontra em uma fase crítica de transição para uma economia impulsionada pelo crescimento, deixando para trás um período marcado pela deflação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar