Chefs recorrem ao suflê para cardápios em tempos de crise

Quando o álcool gel é mais valioso do que ingredientes de luxo como lagosta, um item inesperado é incorporado aos cardápios de restaurantes nos Estados Unidos.
O suflê, o prato clássico francês feito de claras de ovo batidas, começa a dominar restaurantes de leste a oeste. As razões não são claras, exceto que suflês parecem deliciar chefs tanto quanto clientes.
Nos EUA, a demanda por suflês esteve em alta no final da década de 1970, durante o auge de Julia Child. O prato nunca desapareceu dos cardápios, mas também nunca fez muito sucesso.
Os fãs podem querer dar crédito parcial ao ressurgimento do culto às panquecas japonesas. No fim do ano passado, a rede japonesa Flippers abriu uma unidade no bairro do Soho, em Nova York, e as filas eram infinitas.
No restaurante de comida caseira japonesa Bessou, em Manhattan, panquecas no estilo Bananas Foster se tornaram item básico dos brunchs.
“A tendência da panqueca-suflê fala do que as pessoas desejam hoje em dia: comida caseira sofisticada”, diz a proprietária Maiko Kyogoku.
“Com tanta inquietação no mundo ao nosso redor recentemente – estamos à beira de uma pandemia global? -, panquecas podem fazer qualquer um sorrir, mas panquecas-suflê fofas ainda mais.”