Mercados

ChemChina conversa com fundos sobre pré-IPO da Syngenta

14 jul 2020, 13:42 - atualizado em 14 jul 2020, 13:49
Mercados
A China National Chemical, ou ChemChina, também entrou em contato com o Silk Road Fund entre os fundos estatais chineses para investimentos na Syngenta (Imagem: Pixabay/AhmadArdity)

A China National Chemical está em negociação com potenciais investidores, incluindo a China Investment Corp. (CIC), para a venda de uma participação na Syngenta, antes de uma oferta pública inicial da empresa suíça de agroquímicos, segundo pessoas a par do assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A China National Chemical, ou ChemChina, também entrou em contato com o Silk Road Fund entre os fundos estatais chineses para investimentos na Syngenta, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas.

A ChemChina teria planos de levantar US$ 10 bilhões na rodada pré-IPO da Syngenta, informou a Reuters em dezembro, citando fontes não identificadas.

Mas a ChemChina pode ter como alvo um valor mais baixo, já que alguns possíveis investidores não gostaram dos termos da rodada, o que implica um valuation muito alto da empresa, disseram as pessoas. A pandemia de Covid-19 também teve impacto nos esforços de captação de recursos, disseram.

A ChemChina pretende concluir o financiamento pré-IPO da Syngenta antes do fim do ano, que seria seguido de uma listagem no conselho Star de Xangai para empresas de alta tecnologia já em 2021, disseram as pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O conselho Star, que comemora seu primeiro aniversário no fim deste mês, atraiu recentemente líderes nacionais, como a Semiconductor Manufacturing International e a Geely Automobile Holdings para segundas listagens.

Uma porta-voz da ChemChina disse que não tem conhecimento sobre o assunto em resposta à consulta da Bloomberg News, acrescentando que a Syngenta planeja buscar um IPO no momento apropriado, de acordo com as condições do mercado e dos negócios.

Um representante da Syngenta disse que a empresa está focada na meta de estar pronta para abrir capital em meados de 2022, sem fornecer mais detalhes. Representantes da CIC e do Silk Road Fund não responderam imediatamente a pedidos de comentário.

A ChemChina adquiriu a Syngenta por US$ 43 bilhões em 2017, o que marcou a maior aquisição estrangeira da China até o momento, em meio ao objetivo do país de usar as tecnologias químicas e de sementes de primeira linha da Syngenta para melhorar a produção agrícola doméstica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um financiamento pré-IPO seguiria a reorganização da Syngenta no mês passado, que incorporou outras unidades agrícolas da ChemChina, como a Adama, e o negócio agrícola do conglomerado chinês Sinochem. A nova Syngenta, com sede na Suíça, possui 48 mil funcionários em mais de 100 países.

A Syngenta ainda está no prazo para uma oferta pública inicial em meados de 2022, disse o CEO Erik Fyrwald em entrevista em junho. O grupo continuará reduzindo o uso de pesticidas, disse, pois consumidores e governos se tornam mais conscientes sobre o meio ambiente.

Compartilhar

bloomberg@moneytimes.com.br