BusinessTimes

Chevron deve enviar petróleo da Venezuela para EUA em dezembro

30 nov 2022, 9:21 - atualizado em 30 nov 2022, 9:21
Chevron
Sob os acordos, a Chevron assumirá as operações em uma instalação de aprimoramento de petróleo pesado, onde processará cerca de 1 milhão de barris que serão enviados a refinarias nos EUA no final de dezembro (Imagem: REUTERS/Mike Blake)

A Chevron se prepara para fazer seu primeiro embarque de petróleo venezuelano para os EUA no final de dezembro sob uma licença emitida pelo governo Biden, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto.

O ministro venezuelano do petróleo, Tareck El Aissami, e o chefe da Chevron no país, Javier La Rosa, se reuniram em Caracas na terça-feira para discutir detalhes de uma série de contratos relacionados a três joint ventures que a empresa americana opera com a estatal Petróleos de Venezuela SA, segundo três pessoas com conhecimento direto dos negócios, que pediram para não serem identificadas por não estarem autorizadas a discutir a situação.

Os contratos devem ser assinados ainda esta semana, disse uma das pessoas.

Sob os acordos, a Chevron assumirá as operações em uma instalação de aprimoramento de petróleo pesado, onde processará cerca de 1 milhão de barris que serão enviados a refinarias nos EUA no final de dezembro, de acordo com uma das pessoas.

No sábado, Washington concedeu à Chevron uma licença para reiniciar algumas operações na Venezuela, o que permite aumentar a produção em campos operados em conjunto com a PDVSA e vender o petróleo para refinarias americanas. A receita seria usada para pagar a dívida que a PDVSA tem com a Chevron.

Um porta-voz da Chevron disse em comunicado que a empresa tem reuniões periódicas com a PDVSA e representantes do governo, dentro das normas estabelecidas pelo governo americano. Ele não quis comentar sobre os contratos.

Representantes do ministério do petróleo da Venezuela e da PDVSA não responderam a pedidos de comentários.


El Aissami disse em um tweet que os acordos “impulsionariam o desenvolvimento de joint ventures e a produção de petróleo”, sem dar mais detalhes.

A Chevron tem parcerias com a PDVSA em quatro campos, cuja produção total despencou para cerca de 50.000 barris por dia, de 160.000 em 2018, de acordo com cálculos da Bloomberg a partir de dados da empresa.

As joint ventures têm capacidade para aumentar a produção para até 200.000 barris por dia até o final do ano, segundo uma das pessoas.

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money Times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.