Internacional

Chile estuda limitar pagamento de dividendos durante pandemia

05 maio 2020, 15:11 - atualizado em 05 maio 2020, 15:11
chile
Parlamentares da oposição e do governo criticaram a Cencosud, controlada pelo bilionário Horst Paulmann, que anunciou o pagamento de 80% dos lucros de 2019 como dividendos (Imagem: Pixabay)

O governo do Chile estuda planos para limitar o pagamento de dividendos depois que uma das maiores varejistas do país causou indignação ao aparentemente priorizar acionistas em detrimento dos trabalhadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Parlamentares da oposição e do governo criticaram a Cencosud, controlada pelo bilionário Horst Paulmann, que anunciou o pagamento de 80% dos lucros de 2019 como dividendos, mesmo depois de algumas unidades da varejista terem dispensado trabalhadores temporariamente e pedido ajuda do governo para pagar salários.

“Não entendemos por que uma empresa usaria esse instrumento e, ao mesmo tempo, distribuiria dividendos acima do mínimo legal”, disse o ministro da Fazenda, Ignacio Briones, em entrevista à EmolTV na segunda-feira. “São sinais contraditórios que os chilenos e o governo acham difícil de entender.”

A questão é particularmente sensível em um país que foi sacudido por meses de manifestações contra o governo no fim do ano passado.

Manifestantes se queixavam de injustiça social e só pararam quando as medidas de quarentena proibiram aglomerações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ministra do Trabalho, María José Zaldivar, disse aos congressistas que o governo pedirá ao órgão regulador que avalie a situação.

Como parte do plano para combater os efeitos econômicos do confinamento, o governo chileno concordou em pagar parte dos salários dos trabalhadores dispensados pelas empresas, desde que estas continuem pagando impostos da previdência social e seguro de saúde.

O governo agora pode alterar o sistema impondo limites ao pagamento de dividendos por empresas que ingressam no programa.

As regras corporativas chilenas obrigam empresas a distribuir no mínimo 30% dos lucros como dividendos, como forma de proteger acionistas minoritários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A suspensão de todos os dividendos exigiria o apoio de 100% dos acionistas. A Cencosud teve lucro de 114 bilhões de pesos (US$ 163 milhões) em 2019.

Cerca de 7.700 trabalhadores das unidades da Cencosud concordaram voluntariamente em participar do programa de proteção ao emprego do governo e nenhum funcionário direto da Cencosud ou da Cencosud Shopping decidiu participar, disse o diretor-presidente da empresa, Matias Videla, em comunicado na segunda-feira.

Compartilhar

bloomberg@moneytimes.com.br