Internacional

China adia divulgação de dados econômicos durante congresso do partido

17 out 2022, 9:01 - atualizado em 17 out 2022, 9:01
Linha de produção da fábrica de assentos automotivos Yanfeng Adient em Xangai
A expectativa é de que o PIB tenha expandido 3,4% entre julho e setembro (Imagem: REUTERS/Aly Song/File Photo)

A China adiou a divulgação de indicadores econômicos programados para serem publicados nesta semana, incluindo números do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre previstos para terça-feira, de acordo com um calendário atualizado no site do departamento de estatísticas.

O adiamento altamente incomum ocorre em meio ao congresso de uma semana do Partido Comunista, evento que ocorre duas vezes a cada década e é um momento especialmente sensível na China.

Os dados do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, originalmente programados para serem divulgados na terça-feira, eram altamente esperados depois que a segunda maior economia do mundo cresceu apenas 0,4% no segundo trimestre em relação a um ano antes.

Uma pessoa que atendeu o telefone no escritório de imprensa da Agência Nacional de Estatísticas disse que a mudança “se deveu a ajustes nos acordos de trabalho”, mas não deu mais detalhes.

A expectativa é de que o PIB tenha expandido 3,4% entre julho e setembro, de acordo com uma pesquisa da Reuters, já que a economia começou a sentir o impacto de uma série de políticas governamentais de apoio econômico adotadas nos últimos meses.

As divulgações de setembro para uma série de outros números, incluindo produção industrial, vendas no varejo e a taxa de desemprego urbano que normalmente saem junto com os dados do PIB, também foram adiadas, de acordo com o site da agência de estatísticas.

Na conclusão do congresso desta semana, o presidente Xi Jinping deve garantir um terceiro mandato sem precedentes na liderança do país.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual — toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar