Agronegócio

China compra soja do Brasil antes de fechar acordo com EUA

08 jan 2020, 16:25 - atualizado em 08 jan 2020, 16:25
As compras do Brasil, embora não sejam incomuns para esta época do ano, acontecem exatamente no momento em que os EUA e a China assinam um pacto comercial (Imagem: REUTERS/Enrique Marcarian)

A China está acelerando as compras de soja do Brasil, o que mina as esperanças de grandes vendas dos Estados Unidos para o país asiático imediatamente após a assinatura do acordo parcial da guerra comercial na próxima semana, segundo pessoas a par do assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Importadores do setor privado da China compraram cerca de 10 navios de soja do Brasil esta semana, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas. A maioria da soja é para entregas de janeiro a abril, segundo as fontes.

As compras do Brasil, embora não sejam incomuns para esta época do ano, acontecem exatamente no momento em que os EUA e a China assinam um pacto comercial de primeira fase em 15 de janeiro.

As compras também destacam a disposição da China de comprar produtos dos EUA apenas quando forem mais baratos do que os de outros países.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Brasil, maior exportador mundial de soja, está começando a colheita de uma safra que deve ser recorde, o que reduz os preços. A soja brasileira já está mais barata que a dos EUA, atraindo clientes chineses.

A China prometeu comprar US$ 40 bilhões por ano em produtos agrícolas dos EUA, uma meta alta que deve exigir grandes volumes de soja dos EUA.

Compartilhar

bloomberg@moneytimes.com.br