Internacional

China desafia sanções e torna Rússia seu maior fornecedor de petróleo em 2023

20 jan 2024, 15:10 - atualizado em 20 jan 2024, 15:10
russia-e-china
Rússia enviou um recorde de 107,02 milhões de toneladas de petróleo bruto para a China no ano passado (Imagem: REUTERS/Florence Lo)

A Rússia ultrapassou a Arábia Saudita e se tornou o principal fornecedor de petróleo bruto da China em 2023, segundo dados divulgados no sábado, enquanto o maior importador de petróleo bruto do mundo desafia as sanções ocidentais para comprar grandes quantidades de petróleo com desconto para suas unidades de processamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Rússia enviou um recorde de 107,02 milhões de toneladas de petróleo bruto para a China no ano passado, o equivalente a 2,14 milhões de barris por dia (bpd), segundo dados da alfândega chinesa, muito mais do que outros grandes exportadores de petróleo, como a Arábia Saudita e o Iraque.

As importações da Arábia Saudita, até então o maior fornecedor da China, caíram 1,8%, para 85,96 milhões de toneladas, já que o gigante do petróleo do Oriente Médio perdeu participação no mercado para o petróleo bruto russo, mais barato.

Evitado por muitos compradores internacionais após as sanções ocidentais devido à invasão da Ucrânia por Moscou em 2022, o petróleo russo foi negociado com descontos significativos em relação às referências internacionais durante grande parte do ano passado, em meio a um teto de preços imposto pelo Ocidente.

A aceleração da demanda por petróleo com desconto por parte das refinarias chinesas e indianas aumentou o preço do petróleo russo ESPO durante 2023, excedendo o limite de preço de 60 dólares por barril imposto pelo Grupo dos Sete (G7) em dezembro de 2022, à medida que proliferavam opções alternativas de transporte e seguro para contornar as sanções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As cargas de petróleo bruto da ESPO para entrega em dezembro foram negociadas com um desconto entre 50 e 20 centavos de dólar por barril em relação à referência ICE Brent, em comparação com um prêmio de 1 dólar para cargas para entrega em outubro e um desconto de 8,50 dólares para cargas para entrega em março, de acordo com fontes comerciais.

Ao mesmo tempo, a Arábia Saudita aumentou os preços de seu benchmark Arab Light a partir de julho, levando algumas refinarias a buscar cargas mais baratas.

O total de importações de petróleo bruto da China para 2023 subiu para um recorde de 563,99 milhões de toneladas, equivalente a 11,28 milhões de bpd.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar