Internacional

China endurece controles de exportação de terras raras e mira setores de defesa e semicondutores

09 out 2025, 5:49 - atualizado em 09 out 2025, 6:09
china EUA tarifas Na fixação mensal desta segunda-feira, a China manteve a taxa primária de empréstimo de um ano (LPR) em 3,1%, enquanto a LPR de cinco anos ficou em 3,6%
(Imagem: Getty Images Signature/Canva Pro)

A China endureceu seus controles de exportação de terras raras nesta quinta-feira (9), ampliando as restrições sobre tecnologias de processamento e deixando claro sua intenção de limitar exportações para usuários estrangeiros nos setores de defesa e semicondutores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O anúncio do Ministério do Comércio esclarece e expande os amplos controles anunciados em abril, que causaram escassez global antes de uma série de acordos com a Europa e os Estados Unidos, os quais aliviaram, mas não eliminaram a crise de fornecimento.

Os controles são uma importante moeda de troca da China nas negociações comerciais com os EUA, e o endurecimento acontece semanas antes de uma reunião presencial entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping na Coreia do Sul.

“De uma perspectiva geoestratégica, isso ajuda a aumentar a influência de Pequim antes da cúpula Trump-Xi prevista para este mês na Coreia”, disse Tim Zhang, fundador da consultoria Edge Research, com sede em Singapura.

A China produz mais de 90% das terras raras processadas no mundo e dos ímãs de terras raras. Os 17 elementos de terras raras são materiais essenciais em produtos que vão desde veículos elétricos até motores de aeronaves e radares militares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As restrições à exportação da tecnologia para fabricar ímãs de terras raras também serão ampliadas para mais tipos de ímãs e a China limitará alguns componentes e conjuntos que contenham ímãs restritos.

Líder global em tecnologia de terras raras, a China passará a exigir licença para exportar equipamentos usados na reciclagem desses materiais, adicionando-os à longa lista de tecnologias de processamento controladas.

O anúncio do ministério do comércio esclareceu pela primeira vez alguns dos alvos das restrições chinesas. Usuários estrangeiros do setor de defesa não receberão licenças, informou o ministério, enquanto pedidos relacionados a semicondutores avançados serão avaliados caso a caso.

Um dia antes, legisladores dos Estados Unidos haviam pedido proibições mais amplas à exportação de equipamentos de fabricação de chips para a China. A Samsung Electronics recusou comentar e as fabricantes TSMC e SK Hynix não responderam imediatamente aos questionamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As exportações chinesas de terras raras vêm crescendo nos últimos meses, à medida que Pequim concede mais licenças, embora alguns usuários ainda relatem dificuldades para obtê-las.

Reconhecendo as preocupações com o acesso, o Ministério do Comércio afirmou que o escopo dos itens na mais recente rodada de restrições é limitado e que “uma variedade de medidas de facilitação de licenciamento será adotada”.

As novas regras também proíbem empresas chinesas de trabalharem com empresas estrangeiras em projetos relacionados a terras raras sem permissão oficial do ministério.

Fabricantes no exterior que utilizarem qualquer componente ou maquinário chinês deverão também solicitar licenças para exportar itens controlados, informou o ministério.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar