Internacional

China expande esquema de troca de bens de consumo para impulsionar crescimento econômico

08 jan 2025, 7:58 - atualizado em 08 jan 2025, 7:58
china negócios
No ano passado, a China destinou cerca de 150 bilhões de iuanes para subsidiar a substituição de eletrodomésticos e outros produtos antigos. (Imagem: REUTERS/Florence Lo)

A China acrescentou novos eletrodomésticos à lista de produtos de seu esquema de troca de bens de consumo voltado para consumidores e oferecerá subsídios para produtos digitais adicionais este ano, em um esforço para impulsionar a demanda interna.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fornos de micro-ondas, purificadores de água, máquinas de lavar louça e panelas de arroz serão incluídos no esquema de troca este ano, de acordo com um documento emitido pelo principal planejador estatal e pelo Ministério das Finanças nesta quarta-feira. Celulares, tablets, smartwatches e pulseiras de menos de 6.000 iuanes poderão receber subsídios de 15%.

A declaração não especificou o custo total dos incentivos, mas um funcionário do Ministério das Finanças disse em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira que o governo havia alocado até agora 81 bilhões de iuanes (US$ 11,05 bilhões) para trocas de bens de consumo a fim de apoiar o consumo em 2025.

As novas medidas fazem parte de um plano mais amplo para estimular o crescimento da segunda maior economia do mundo em 2025, onde uma grave crise no setor imobiliário tem corroído a riqueza dos consumidores e prejudicado os gastos das famílias.

O consumo doméstico tem sido um problema especial para a economia, com analistas e consultores de políticas pedindo medidas urgentes para que as famílias voltem a gastar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Esperamos que o total de subsídios dobre de tamanho para 300 bilhões de iuanes em 2025. Isso marca, de certa forma, uma guinada na política em direção a mais consumo”, disse Xu Tianchen, economista sênior da Economist Intelligence Unit.

No entanto, os subsídios mais limitados para celulares e tablets, de menos de 500 iuanes por item, sugerem que Pequim não pretende subsidiar os ricos para gastos de grande porte, acrescentou.

No ano passado, a China destinou cerca de 150 bilhões de iuanes da emissão especial de 1 trilhão de iuanes em títulos para subsidiar a substituição de eletrodomésticos, carros, bicicletas e outros produtos antigos.

As autoridades disseram que a campanha “alcançou efeitos positivos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O resultado foi 920 bilhões de iuanes em vendas de automóveis e 240 bilhões de iuanes em vendas de eletrodomésticos em 2024, disse Li Gang, funcionário do Ministério do Comércio, na mesma coletiva de imprensa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar