China ordena que empresas de tecnologia suspendam compra de chips de IA da Nvidia

O órgão regulador da internet da China ordenou que as principais empresas de tecnologia interrompam a compra de chips de inteligência artificial da Nvidia e cancelem pedidos existentes, como parte de um esforço mais amplo para reduzir a dependência da tecnologia dos Estados Unidos, informou o Financial Times nesta quarta-feira (17).
As ações da empresa norte-americana caíam 1% nas negociações pré-mercado.
- SAIBA MAIS: Fique por dentro dos melhores conteúdos do Money Times sem pagar nada por isso; veja como
Sucessivos governos dos EUA vêm restringindo o acesso da China a chips avançados, o que levou Pequim a pressionar empresas nacionais a se afastarem de fornecedores americanos, afetando líderes de mercado como a Nvidia.
A medida ocorre poucos dias após a China acusar a empresa de violar sua lei antimonopólio, marcando o mais recente episódio de tensão na guerra comercial com Washington.
A Administração do Ciberespaço da China (CAC) orientou empresas como ByteDance e Alibaba nesta semana a cancelarem seus testes e pedidos do chip RTX Pro 6000D, segundo a reportagem, que cita três pessoas com conhecimento do assunto.
Segundo o Financial Times, essa nova proibição é mais rígida do que as orientações anteriores de reguladores, que focavam no H20, a versão anterior do chip de IA da Nvidia adaptado para o mercado chinês.
Nvidia, Alibaba e ByteDance não responderam imediatamente aos pedidos de comentário da Reuters.
O RTX6000D, chip de inteligência artificial mais recente da Nvidia feito sob medida para o mercado chinês, teve uma demanda apenas morna, com algumas grandes empresas de tecnologia optando por não fazer pedidos, conforme a Reuters noticiou no início desta semana.
De acordo com o Financial Times, várias empresas chegaram a indicar que encomendariam dezenas de milhares de unidades do RTX Pro 6000D, iniciando testes e processos de verificação com os fornecedores de servidores da Nvidia. No entanto, após receberem a ordem da CAC, mandaram interromper os trabalhos.