Bancos

China vai manter liquidez ampla e apoiar recuperação sem estímulo excessivo, diz autoridade

03 fev 2021, 9:02 - atualizado em 03 fev 2021, 9:02
BC China People's Bank of China
A política monetária permanecerá flexível, ajustando a intensidade, ritmo e foco de acordo com as necessidades da economia, disse Sun (Imagem: Reuters/Carlos Garcia Rawlins)

O Banco do Povo da China vai manter a liquidez razoavelmente ampla e o suporte para uma recuperação econômica em 2021 sem recorrer a um excesso de estímulo, escreveu uma autoridade do banco central em artigo de revista publicado nesta quarta-feira.

Os juros serão mantidos em um nível apropriado, enquanto a liquidez será administrada por meio de ferramentas como a taxa de compulsório, reempréstimos, instrumento de empréstimo de médio prazo e operações de mercado aberto, de acordo com Sun Guofeng, chefe do departamento de política monetária.

“Em 2021, a situação doméstica e no exterior ainda é muito complexa, e a política monetária enfrenta muitos desafios”, escreveu Sun no China Finance, uma revista do Banco do Povo da China.

A política monetária permanecerá flexível, ajustando a intensidade, ritmo e foco de acordo com as necessidades da economia, disse Sun.

reuters@moneytimes.com.br