Chinesa Leapmotor mira vendas anuais de mais de 4 milhões de unidades em uma década
A fabricante chinesa de veículos elétricos (EVs) Leapmotor espera vender mais de 4 milhões de veículos por ano dentro dos próximos dez anos, disse o CEO Zhu Jiangming na segunda-feira (29).
A Leapmotor pretende vender 1 milhão de carros em 2026, apoiada por uma estratégia de expansão global em parceria com a Stellantis, afirmou Zhu em Hangzhou, cidade onde a empresa tem sede. Ele também disse que a companhia lançará uma linha de veículos premium com preços acima de 250.000 yuans (US$ 34.300).
- SAIBA MAIS: Investir com inteligência começa com boa informação: Veja as recomendações do BTG Pactual liberadas gratuitamente pelo Money Times
A montadora, com 10 anos de existência, tem obtido sucesso no competitivo e implacável setor automotivo da China, com rápido crescimento no volume de vendas e melhora da rentabilidade ao longo de 2025. Com seu SUV elétrico C10, líder de vendas, com preço inicial de 142.800 yuans, a Leapmotor também vem corroendo a participação de mercado da líder do setor, a BYD, no segmento de veículos elétricos com preço abaixo de US$ 25.000.
As vendas domésticas da Leapmotor quase dobraram nos primeiros 11 meses de 2025, alcançando 482.447 veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in, segundo dados da Associação Chinesa de Carros de Passeio. Em contraste, as vendas domésticas da BYD caíram 5,1%, para 3,1 milhões de unidades, no mesmo período.
Zhu, engenheiro eletrônico e cofundador da fabricante de equipamentos de vigilância Dahua Technology, acredita que o desenvolvimento e a fabricação internos de tecnologias-chave são fundamentais para a competitividade de custos da Leapmotor.
Ele afirmou que 65% das peças, em valor, de seus carros foram desenvolvidas pela própria Leapmotor, o que lhe confere uma vantagem de custo de 10% em relação aos concorrentes.
Separadamente, a Leapmotor informou nesta segunda-feira que emitirá 74,8 milhões de ações para a montadora estatal FAW, ao preço de 50,03 yuans por ação. As duas empresas firmarão uma parceria tecnológica para desenvolver e fabricar carros para a FAW a partir de 2026.
Nem a FAW nem a Stellantis, que investiu na Leapmotor em 2023, pretendem buscar o controle da Leapmotor, disse o diretor financeiro Li Tengfei. A Stellantis controla uma joint venture que vende e produz carros da Leapmotor no exterior.
“Somado à participação acionária de controle dos membros fundadores, um triângulo acionário estável pode apoiar melhor a posição de liderança da Leapmotor no futuro”, disse Li.
A montadora iniciará a produção na Espanha em 2026, com 40% das peças, em valor, sendo adquiridas localmente, conforme exigido pelas autoridades locais, afirmou Shu Chuncheng, vice-presidente da Leapmotor responsável por sua cadeia de suprimentos.
O Brasil foi o primeiro país fora da China a ter veículos da Leapmotors comercializados oficialmente, em novembro deste ano, dentro da parceria com a Stellantis, em operação com 36 concessionárias, distribuídas em 29 cidades. A produção no país começa em 2026, no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, com uma linha 100% eletrificada, primeiramente, em regime de CKD ou SKD.